Início > Saúde > Hospital Luiz Palmier realiza cirurgia eletiva de cálculo renal

Hospital Luiz Palmier realiza cirurgia eletiva de cálculo renal

Publicado em:  01/12/2023

Equipamento de última geração permite outros procedimentos do trato urinário

Mais um avanço para a saúde de São Gonçalo e para os pacientes urológicos. O Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, passou a realizar cirurgias eletivas de cálculo renal (cirurgias agendadas). A primeira operação da unidade aconteceu na última segunda-feira (27). Elas serão realizadas todas as quintas-feiras.

Os pacientes que estão na fila da Central de Regulação da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo começarão a ser chamados para realizar a cirurgia na cidade. Antes, eles eram regulados para outros hospitais federais e universitários no Rio de Janeiro e em Niterói.

A dona de casa Maria Aparecida Ribeiro Mariano, de 53 anos, que retirou os cálculos na última segunda-feira (27), elogiou a iniciativa e o procedimento realizado. “Eu não sabia onde ia ser operada. Gostei muito quando me chamaram para fazer em São Gonçalo. Facilitou muito. A cirurgia foi uma maravilha. Não senti nada. Estou muito bem. Todos estão de parabéns”, disse a moradora do Pacheco.

O HLP iniciou a realização de outras cirurgias do trato urinário, no fim de setembro deste ano, após a aquisição do equipamento de última geração, chamado de arco cirúrgico em C. Na época, foi realizada a primeira colocação de cateter duplo J, procedimento muito útil no diagnóstico de problemas nas vias urinárias e, principalmente, na retirada de cálculos nas vias.

“É muito satisfatório fazer parte desse governo que pensa em melhorar a vida, a saúde e a qualidade dos serviços para os gonçalenses. É uma mudança radical em todas as áreas nunca vista na cidade, mas principalmente na saúde, que a população tanto carece. O início da cirurgia de cálculo renal é mais um serviço que ainda não era oferecido em São Gonçalo e que foi implantado para beneficiar a população”, disse o secretário municipal de saúde, Gleison Rocha.

O arco em c possibilita realizar exames durante as cirurgias fornecendo imagens de alta resolução em tempo real. O equipamento permite que sejam realizadas cirurgias menos invasivas, já que determinam com exatidão os locais de intervenção. Normalmente, ele é utilizado em cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares e do trato urinário.

Todos os procedimentos realizados no HLP são agendados através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Os gonçalenses que têm indicação para cirurgia eletiva devem procurar qualquer unidade de saúde para ser inserido no sistema da Central de Regulação. Aqueles que já estão inseridos no sistema devem manter os contatos telefônicos atualizados. As atualizações também podem ser feitas em qualquer unidade de saúde da rede municipal de São Gonçalo.

Foto: Luiz Carvalho