Início > Desenvolvimento Econômico > IFRJ cria parceria com a Prefeitura de São Gonçalo

IFRJ cria parceria com a Prefeitura de São Gonçalo

Publicado em:  02/04/2019

Nesta terça-feira (2), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, junto com o subsecretário de Comunicação, Daniel Araújo, compareceram a uma reunião no Instituto Federal de Tecnologia (IFRJ), em Neves, para representar a Prefeitura e dar apoio à unidade do município. A visita teve o objetivo de divulgar o Instituto, os projetos existentes para o ano de 2019 e formar uma parceria para divulgação dos programas.

O encontro foi um convite do reitor e professor, Rafael Barreto Almada, que apresentou a história da unidade (um dos 15 campus distribuídos pelo Estado) e o cronograma de cursos e atividades deste ano. Além disso, explicou a distribuição dos laboratórios dos atuais cursos técnicos de química, segurança do trabalho e informática, e toda a estrutura para ser colocada à disposição da população.

Dentre os assuntos discutidos, há a proposta de realizar uma ação ao final do mês com professores do IFRJ para demonstrar ao público experimentos das ciências, em especial para alunos da Rede Pública Municipal. Também, foi marcado um encontro na próxima sexta-feira (5) com a presença da Secretaria de Educação.

“A reunião foi importante para alinharmos esse evento que acontecerá ao final de abril, que será a porta de entrada da parceria com IFRJ. A oportunidade de ofertas no município com os cursos técnicos, já que, muitas vezes, parecem distantes na nossa comunidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a orientação do prefeito, está buscando a parceria para divulgar e fomentar as pessoas no mundo dos negócios e do setor produtivo, principalmente da cidade. O Instituto Federal tem uma agência de inovação própria, projetos na área de empreendedorismo e aplicação dos seus estudos e seus cursos num viés empreendedor. A partir disso, tentaremos criar mais postos de empregos capacitando nossa mão de obra local”, explica Evanildo Barreto.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga