Início > Desenvolvimento Urbano > Ilumina São Gonçalo chega a Tribobó

Ilumina São Gonçalo chega a Tribobó

Publicado em:  05/02/2024

Mais de mil pontos terão suas lâmpadas trocadas por LED no bairro

Depois de bairros como Jardim Catarina, Pita, Barro Vermelho, Trindade, Boaçu e outros, o programa Ilumina São Gonçalo chegou ao bairro de Tribobó nesta segunda-feira (5). Desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, o programa vai realizar a troca de lâmpadas comuns por LED em 1.024 pontos do bairro, garantindo uma iluminação de mais qualidade. Desde que foi lançado, o programa já efetuou a troca de 45% das lâmpadas de LED nos pontos programados no município.

O prefeito Capitão Nelson fez questão de acompanhar o início dos trabalhos no bairro. Ele afirmou que continua trabalhando para levar o melhor à população de São Gonçalo. “Meu objetivo é o melhor para a cidade de São Gonçalo. Hoje, estamos em Tribobó para realizar a troca das lâmpadas comuns por LED. Já levamos o programa para vários locais e vamos implementá-lo em outros bairros. Aqui é trabalho em primeiro lugar”, disse.

O aposentado José Soares, de 68 anos, acredita que com a instalação das lâmpadas de LED, a vida dos gonçalenses do bairro irá melhorar num geral. “É uma vantagem. Antes, há alguns anos, a iluminação era péssima aqui no bairro, mas o prefeito Capitão Nelson já nos ajudou um pouco nesse sentido. Agora, com esse programa, eu espero que melhore 100%”, contou ele, que mora no bairro há 46 anos.

O programa já melhorou a vida de gonçalenses nos bairros Jardim Catarina, Pita, Barro Vermelho, Trindade, Boaçu, Paraíso, Gradim, Porto da Madama, Boa Vista, Porto da Pedra, Neves, Covanca, Galo Branco, Coelho, Raul Veiga, Zé Garoto, Rosane, Vila Iara, Brasilândia, Porto do Rosa, Vila Lage, Morro do Castro e Jóquei e Vista Alegre.

Alexandra Durão, de 48 anos, também mora no bairro. Ela disse que essa é a primeira vez que um programa do tipo atinge o local. “Não ocorria nada do tipo nos governos anteriores. Agora, vai ser maravilhoso! Com tudo que vem ocorrendo na cidade, é disso para o melhor. Vai tornar o bairro menos perigoso, já que as ruas serão mais iluminadas. Ainda mais na minha rua, com idosos que ficam no portão e crianças que brincam na rua. Vai ser melhor para eles”, afirmou ela, que mora no bairro há 27 anos.

Durante o trabalho por todo o município, estão sendo utilizados mais de 20 caminhões de iluminação pública. Antes, a cidade só contava com quatro caminhões à disposição para atuar nos reparos e trocas de lâmpadas. Além das rotas estabelecidas pelo programa Ilumina São Gonçalo, seis veículos são destinados ao atendimento das solicitações de manutenção dos postes que chegam via aplicativo Colab.

Foto: Renan Otto