Início > Guarda Municipal > Integração e inteligência no patrulhamento em São Gonçalo

Integração e inteligência no patrulhamento em São Gonçalo

Publicado em:  13/03/2024

Guarda Municipal e Central de Segurança atuam em conjunto nas madrugadas

Inteligência, estratégia e ação integrada entre a Secretaria de Transportes, através da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), e a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal, garantem o sucesso das ações de patrulhamento noturno em São Gonçalo.

Diariamente, cinco equipes da Ronda Ostensiva Municipal de São Gonçalo vão às ruas durante patrulhamento noturno, que é realizado durante toda a madrugada. Além do olhar atento dos agentes da Guarda, mais de 300 câmeras da CSSG contribuem para ações rápidas e objetivas em caso de flagrante de ocorrências.

A ação rápida na identificação de crimes em potencial é possibilitada pelo monitoramento 24 horas que acontece na Central de Segurança de São Gonçalo. Qualquer suspeita é imediatamente comunicada à Guarda Municipal, que está de prontidão à qualquer informação repassada por meio do videomonitoramento realizado com câmeras estrategicamente posicionadas na cidade.

“Temos recebido um retorno muito positivo de comerciantes e da população em geral sobre as rondas noturnas. É o tipo de ação que acaba coibindo a prática de crimes, porque o criminoso deseja facilidade para agir. Os resultados que temos obtido são satisfatórios e mostram o comprometimento da corporação com o gonçalense”, disse o secretário de Ordem Pública de São Gonçalo, tenente coronel Márcio Ribeiro.

Em uma noite de patrulhamento realizada no fim do mês de fevereiro, equipes da Romu avistaram quatro pessoas em atitude suspeita próximo à Praça do Colubandê, por volta das 3h20. A suspeita se confirmou e com o quarteto foram encontradas drogas. Durante a verificação, um dos agentes se desloca rapidamente com a viatura no entorno da praça e mais um suspeito é detido, também com drogas. Os cinco foram levados para a 74ª DP, onde ficaram à disposição da Justiça.

Na mesma madrugada, por volta das 4h, um flagrante da Central de Segurança de São Gonçalo foi comunicado à Ronda Ostensiva Municipal. Um caso de furto de cabos elétricos na Rua Aloísio Neiva com a Rua Salvatori. Após passar as características do suspeito, que foi flagrado em cima de um poste quando ainda cometia o crime, uma viatura da Romu se deslocou imediatamente ao local após informe da CSSG. O homem foi pego em flagrante e levado para a 72ª DP com os cabos elétricos que havia acabado de cortar.

” Considero de suma importância essa integração com a Central de Segurança, pois facilita muito o trabalho da Guarda e agiliza o atendimento das ocorrências, fazendo com que a corporação esteja prestando um serviço de excelência aos gonçalenses”, disse o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.

Flagrantes noturnos

Através do patrulhamento noturno realizado pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do monitoramento da Central de Segurança, flagrantes de crimes como furto de cabos e materiais elétricos têm sido frequentes, como por exemplo, no último dia 11 de fevereiro, quando agentes impediram o furto de uma tonelada de fios de cobre na Rua Jovelino de Oliveira Viana, no bairro Alcântara. Três homens fugiram e abandonaram um caminhão que seria usado para transportar o material.

Reforço de viaturas

Em 2023, a Guarda Municipal passou a contar com onze novas viaturas para reforçar o patrulhamento na cidade. A aquisição dos veículos foi possível através de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foram aplicados R$ 1.233.870,00 (um milhão duzentos e trinta três mil e oitocentos e setenta reais) na compra dos novos veículos, com investimentos de R$ 233.870,00 pelo município e R$ R$ 1 milhão destinado para São Gonçalo através de emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro.

Reforço no efetivo

Desde setembro de 2023, 40 aprovados em concurso público reforçam o efetivo da Guarda Municipal. Os concursados passaram pelo curso de capacitação e já atuam nas ruas da cidade.

Foto: Danilo Lugli