Início > Desenvolvimento Urbano > Integrantes de diversos setores tomam posse no Compur-SG

Integrantes de diversos setores tomam posse no Compur-SG

Publicado em:  20/06/2017

Com o objetivo de tornar a gestão ainda mais transparente e ampliar a participação da sociedade civil, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo empossou, na manhã desta quarta-feira (20), os membros do Conselho Municipal de Política Urbana de São Gonçalo (Compur-SG), presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Aécio Nery. A mesa de abertura contou ainda com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto; de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho); e do vereador Bruno Porto, que representou o Poder Legislativo do município.

O Compur-SG, vinculado às secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, permite a participação da sociedade civil organizada na gestão das políticas públicas ligadas ao desenvolvimento urbano e também tem participação de diversas pastas da administração municipal que estejam, de alguma forma, articuladas a estas questões da cidade. O Compur-SG substitui o antigo Conselho Municipal de Urbanismo (CMU) lei nº 032/89, demonstrando que o município busca sempre se enquadrar e, de forma pioneira, introduzir as opiniões da população gonçalense nos rumos traçados para um crescimento ordenado e sustentável da cidade.

Já Evanildo Barreto destacou que discutir questões junto à sociedade civil é um dos marcos do Governo Nanci, que sempre procura envolver todos os setores da sociedade para questões mais relevantes.

“O município concentra um grande número de empresas e, devido ao crescimento populacional no entorno, estas empresas se veem obrigadas a sair do município para poderem se expandir. O nosso prefeito reconhece que precisamos fortalecer os laços e resgatar essa economia importante para a cidade. Vamos trabalhar em conjunto com diversos setores para que o crescimento continue da melhor maneira possível, ordenada e centrada”, disse o Evanildo.

O secretário de Governo, Rodrigo Miranda, disse que esse desafio é mais um que o prefeito Nanci abraçou.

“Nós estamos com uma equipe bem competente, que está enfrentando um grande desafio pela frente. Iremos alinhar as ideias e pôr em prática os projetos apresentados pelos secretários. Estamos hoje formando uma grande equipe para desenvolver o Compur-SG, um grande passo que daremos para o desenvolvimento sustentável no município”, avaliou Rodrigo Miranda.

Já no fechamento da posse, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Gonçalo (OAB-SG), Eliano Enzo, falou sobre as questões de planejamento do município, que a OAB-SG está empenhada em executar o projeto junto à Prefeitura.

“Daqui a quatro anos Precisamos deixar uma cidade planejada para o futuro. Isso não acontecerá da noite para o dia, mas a longo prazo acredito que o Compur-SG conseguirá executar algo nunca visto anteriormente em São Gonçalo. A OAB-SG abraçou a causa e vai trabalhar em conjunto com todos os setores”, concluiu Enzo.

Abaixo a lista dos membros titulares do conselho:

Poder Executivo

Segmento Empresarial

Michel Ribeiro da Silva
Eliane Mendonça Gabriel

Organização Sindical, entidade de classe ou associação

Maria da Glória Silva
André Siqueira

Representantes indicados por entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa

Eliano Enzo da Silva
Pablo Souza
Adolpho Konder