Início > Saúde > Julho Amarelo e prevenção combinada garantem imunização contra a hepatite em SG

Julho Amarelo e prevenção combinada garantem imunização contra a hepatite em SG

Publicado em:  23/07/2019

Você já ouviu falar em prevenção combinada? Nesta terça-feira (23), a coordenação municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), usou essa importante ferramenta que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às ISTs e hepatites virais, através do teste rápido e da vacinação contra hepatite. A ação que aconteceu na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro, faz parte do Julho Amarelo, mês da luta contra as hepatites virais. Nesta semana, a ação será realizada em dois pontos estratégicos do bairro Alcântara: No Polo Sanitário Hélio Cruz (Rua da Concórdia, s/n) e na Rua Yolanda Saad Abuzaid (em frente ao prédio do relógio).

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, em 2018 o município contabilizou 130 casos da doença, sendo 56 de janeiro a julho. Neste ano, até o momento, refletindo uma queda dos números, 22 casos foram contabilizados.

“É uma doença com variantes e devemos ressaltar que muita gente não sabe que tem hepatite. Por isso é importante realizar os testes rápidos”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

A cabeleireira Josineide Cosme, de 48 anos, passava pela praça quando viu a ação começar. Se interessou e buscou informações com as enfermeiras da equipe do Pólo Sanitário Washington Luiz, que estavam realizando a vacinação.

“Eu acho muito importante quando essas ações acontecem porque mais pessoas podem ter acesso. Eu busco sempre me cuidar. Hoje fiz o teste rápido e agora vou me vacinar. Informação e acesso são coisas que a população precisa muito para poder entender a importância da vacina”, disse a moradora do bairro Jardim Catarina.

O que são hepatites virais?: Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A hepatite C é transmitida por via sanguínea. Pessoas acima de 40 anos, privadas de liberdade, que realizam uso abusivo de álcool e drogas injetáveis, quem já fez procedimentos de tatuagem, piercing ou sofreu transfusão até o ano 1993, além de pacientes de hemodiálise, são considerados vulneráveis à doença. A infecção por hepatite C é tratada com uma combinação de medicamentos antivirais, que tem como objetivo eliminar o vírus do corpo do paciente. O tratamento chega a 95% de cura.

Já o tipo B é uma doença sexualmente transmissível e que também pode ser passada da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação. Além do uso de preservativos, outra forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde municipais. Pessoas de todas as idades podem se imunizar, sempre em três doses: uma 30 dias após a primeira aplicação e outra seis meses depois. Desde 1997, a proteção contra a hepatite B já consta no Calendário Nacional de Vacinação. O tratamento também é feito via oral.

Como evitar as hepatites B, C e D?:

– Não compartilhe agulhas e seringas e equipamentos para uso de drogas.
– Não use lâmina de barbear ou depilar de outra pessoa.
– Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure.
– Exija materiais esterilizados ou descartáveis em estúdio de tatuagens, serviços de saúde, etc.
– Use camisinha.

Próximas edições:

– 24/07 das 9h às 11h
Polo Sanitário Hélio Cruz (Alcântara) – Palestra sobre as Hepatites Virais e Teste Rápido

– 25/07 das 9h às 15h30
Em frente ao prédio do relógio em Alcântara – Teste rápido e vacina contra a Hepatite B

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga