Início > Assistência Social > Junho Violeta em São Gonçalo

Junho Violeta em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/06/2021

Assistência Social conscientiza contra violência ao idoso

Nesta terça-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, através da Proteção Social Especial, preparou uma ação de conscientização no Centro Dia e no Centro de Referência, no bairro Jardim Catarina. As atividades fazem parte do Junho Violeta.

“Nosso objetivo é destacar que a conscientização da data não é apenas em torno da violência física, mas também a psicológica, financeira e sexual que muitos idosos tendem a passar. O Junho Violeta tem o intuito de fazer com as informações em torno da pessoa idosa fiquem mais latentes na população e para que essa política pública seja feita de maneira efetiva durante todo o ano”, destacou o subsecretário de Proteção Social Especial, Alan Rodrigues.

Durante a pandemia do coronavírus, a violência contra os idosos aumentou no Brasil. Segundo dados do Disque 100 – canal de atendimento 24 horas que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos responsáveis -, no ano passado, entre março e junho, logo no início da pandemia, o número de denúncias cresceu cerca de 59% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao longo da manhã, o Centro Dia e o Centro de Referência ofertaram palestras, roda de conversa e atividades lúdicas. Durante as atividades, foi anunciado o interesse da secretaria em ampliar o número de centros de atendimento à pessoa idosa.

“O nosso objetivo é que sejam criados outros espaços, em diversos pontos da cidade, como esse existente atualmente no Jardim Catarina, para que possamos atender ainda mais idosos, oferecendo serviços de palestras, atendimentos psicológicos e oficinas que trabalhem com a parte motora e mental”, afirmou Alan.

A ação contou com a presença da secretária de Envelhecimento Saudável do Estado do Rio, Cintia Peres.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content