Início > Prefeito > Junta Militar realiza cerimônia de juramento à bandeira na sede da Prefeitura

Junta Militar realiza cerimônia de juramento à bandeira na sede da Prefeitura

Publicado em:  09/07/2019

A 18º Junta de Serviço Militar de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (9), evento cívico na sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Durante a cerimônia, foram entregues os certificados aos jovens dispensados, que prestaram o juramento à bandeira. O evento começou às 10h e teve o intuito de garantir uma forma do cidadão que foi dispensado do Serviço Militar jurar honra, integridade e defesa da pátria. Cerca de 50 jovens dispensados participaram da ação, além do prefeito José Luiz Nanci, agentes da Guarda Municipal, vereadores, secretários e demais autoridades.

Apenas neste ano de 2019, 5.645 cidadãos se alistaram no município e a Junta Militar concedeu cerca de 13 mil atendimentos. O prefeito José Luiz Nanci é o atual presidente da Junta Militar e diz ser muito importante essa formalidade para os jovens que não servirão ao exército, como também para o município em si.

“É uma honra participar deste momento e presidir a Junta Militar de nossa cidade. O serviço militar é de grande importância para a formação e cidadania dos jovens. Essa cerimônia visa homenagear nossa cidade, nossa população e os serviços prestados pelos militares. Ela é importante para mostrar aos jovens dispensados como se portar diante de uma nação e fazer juramento à Bandeira Nacional. Eles devem ter consciência do que estamos passando hoje no país, apender a lutar pela nossa pátria, seja trabalhando ou estudando. Devem melhorar cada vez mais a si mesmos e fugir da violência que está contaminando a sociedade, já que eles serão o nosso futuro”, declara.

Durante a programação, houve uma apresentação com um breve histórico do serviço militar, conduzido pelo chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização PRM 01/003 de Niterói, o tenente-coronel Carlos Alexsandro de Almeida. Além de transmitir a importância desse ato perante a sociedade.

“Em todos os municípios acontece essa cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional pelo cidadão brasileiro. Ela é prevista no regulamento das leis do Serviço Militar e, anualmente, realizamos essa ação com o Hino Nacional e a entrega dos certificados da dispensa da corporação. O Brasil é a nação com maior biodiversidade do planeta e o serviço militar é a segurança do Brasil e todos os brasileiros. Logo, a importância desse evento está no compromisso dos cuidadores da pátria que estarão a nossa frente para defender os interesses e os bens da sociedade. Como apresentei no evento, o serviço militar é obrigatório dos 18 aos 45 anos. Os homens estando condições e aptidão, podem receber algum chamamento para lutar pelo país a qualquer hora, por exemplo. Então, há essa necessidade de despertar o compromisso do cidadão brasileiro com sua nação”, explica o tenente.

O grande destaque foi a participação da Orquestra Municipal, com um cantor e um tecladista, e o Coral Infantil, com alunos das escolas municipais Professora Marluce Sales de Almeida, Visconde de Sepetiba e Leonor Corrêa, para entoarem o Hino Nacional. Após, ocorreu a leitura do juramento à bandeira pelo delegado do Serviço Militar e primeiro-tenente, Rosan Barbosa de Azevedo.

Pedro Henrique Souza, de 19 anos, foi um dos jovens que participaram do evento e recebeu o certificado de dispensa. O estoquista e morador do Jóquei diz ser uma gratificação participar da cerimônia, mesmo não servindo ao exército. “É muito bonito participar de uma cerimônia como essa onde observamos o compromisso dos militares com a sociedade. A importância do trabalho deles em buscar um ambiente melhor para todos. Admiro esse trabalho que contribui para o desenvolvimento e amadurecimento de nós homens, mesmo para mim que não servi ao exército. Receber esse certificado é obrigatório para todos, pois muitas situações são baseadas a partir disso. Eu, por exemplo, quero prestar a concursos e sem isso não é possível”, informa.

O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em defesa da nação e é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos ou mais. Para o alistamento militar, o jovem deve comparecer à 18ª Junta de Serviço Militar em São Gonçalo levando o RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga