Início > Funasg > Lesão por queimadura é tema de Saúde do Servidor

Lesão por queimadura é tema de Saúde do Servidor

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/07/2019

Lesões por queimadura podem causar traumas físicos e psicológicos, por isso, existe a necessidade de um tratamento multiprofissional. O paciente que recebe uma abordagem especial e humanizada tem mais chances de se recuperar e ficar reabilitado ao trabalho. Para elucidar este tema, a equipe de fisioterapeutas da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) participou neste mês do projeto Saúde do Servidor.

“A abordagem ao paciente com queimadura tem uma característica mais específica, pois envolve o aspecto emocional também. O ideal é que o profissional já tenha alguma experiência nessa área devido às peculiaridades”, explica Enrico Goldoni, fisioterapeuta da FUNASG.

Durante o tratamento, é necessário abordar os problemas sociais que a lesão pode provocar. É preciso ter uma visão funcional e ampla, aliada a um trabalho com uma carga especial e em conjunto com diversos profissionais.

“O grande dificultador é que a queimadura traz com ela o processo de fibrose, atrapalhando o movimento da região afetada. Aqui na FUNASG, nossa equipe conseguiu tratar uma paciente com este problema através do tratamento miofascial por meio de instrumentos”, conta Vanessa Paes, fisioterapeuta da FUNASG.

O tempo de recuperação de cada lesão varia de acordo com a extensão e grau da queimadura. Além do fisioterapeuta, também são necessários outros profissionais no tratamento, como dermatologista e psicólogo.

Na FUNASG, a equipe de fisioterapeutas é composta por Enrico Goldoni, Vanessa Paes, Katia Lopes e a massoterapeuta Aline Dantas, que foi responsável por coordenar o tratamento miofascial da paciente recuperada.

Projeto

O “Saúde do Servidor” trabalha com uma temática vivenciada no dia a dia dos servidores, seus dependentes e da população em geral. Todo mês, um profissional da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG) desmistifica um assunto e o torna mais acessível ao público. O intuito é levar dicas de especialistas aos gonçalenses, com ênfase na multiplicação de informações úteis e relevantes.

A FUNASG tem como objetivo prestar assistência à saúde do servidor municipal. As marcações de consultas podem ser feitas pelo site ou pelos telefones 21-3513-7383 e 21-3513-7202, cujos atendimentos são para os servidores e dependentes regularmente inscritos no órgão.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Lucas Alvarenga

Notícias relacionadas

Skip to content