Início > Semimd > Lidera Mulher encerra 2018 com mais de 150 empreendedoras capacitadas

Lidera Mulher encerra 2018 com mais de 150 empreendedoras capacitadas

Publicado em:  19/12/2018

Investir nos sonhos e empoderar pessoas. Esse é o objetivo do projeto Lidera Mulher, que em 2018 alcançou mais de 150 empreendedoras na cidade de São Gonçalo, que receberam capacitação para ampliar seus negócios ou abrir um novo. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência; de Desenvolvimento Econômico; e o Sebrae.

A iniciativa surgiu para fomentar a economia criativa ligadas ao trabalho de diversas mulheres em São Gonçalo. O encerramento do ciclo 2018 do projeto foi comemorado durante evento realizado na última terça-feira (19). Quatro turmas foram formadas desde o início da iniciativa.

“Acompanhar ao longo desse projeto cada uma dessas mulheres vencendo etapas e se tornando mais seguras de si e dos seus sonhos não tem preço. Acredito que precisamos sempre buscar a resiliência para superar nossos conflitos. Só tenho a desejar cada vez mais crescimento, fortalecimento, força e coragem a cada empreendedora que aposta no seu sonho. Que nada possa parar vocês”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo.

Com oficinas de qualificação divididas pelos segmentos moda, beleza, gastronomia e artesanato, o projeto contou com formações ministradas por empreendedores da cidade e profissionais do Lidera Rio, programa de geração de emprego e renda a partir de pequenos negócios, criado pelo Sebrae, que serviu de inspiração para a proposta gonçalense.

Idealizado pela antropóloga e gestora, Paola Souza, a proposta é consolidar uma grande rede de parceria e colaboração feminina.

“Esse projeto foi pensado para que, através da liderança econômica, essas mulheres possam assumir o controle pleno de suas próprias vidas. Cada uma delas tem um grande potencial, que foi trabalhado e incentivado ao longo do projeto”, explica a idealizadora do projeto.

Ao longo do ano, as profissionais participaram de workshops e oficinas para aprimorar suas informações e a forma de elencar seus negócios. As alunas que se destacarem serão convidadas para atuarem como replicadoras de conteúdo para as turmas futuras. As atividades contaram com oficinas sobre formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI), adesão, regularização, além de aulas sobre empreendedorismo e gestão financeira.

“É muito bacana ver o primeiro ciclo com resultados tão positivos. Acreditamos que o futuro do nosso país está nos pequenos negócios , que são atualmente grandes geradores de fontes de renda e geração de emprego. Eu só desejo que todas possam continuar se aprimorando e investindo em seus negócios. Nós queremos continuar com essa parceria e acreditamos que será uma relação duradoura e de sucesso”, afirmou Leandro Marinho, coordenador regional do Leste Fluminense do Sebrae.

Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher também tem como objetivo a consolidação formal de muitos negócios chefiados por quem, em grande parte dos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. Em 2015, mais de 40 milhões de famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres, segundo o estudo “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios”, coordenado pela Escola Nacional de Seguros. E esse número tende a crescer.

“Tivemos um grande desafio em realizar o projeto e sem dúvida as parcerias foram fundamentais na concretização desse sonho. O objetivo principal não era só trazer renda ou formar empresárias, mas também empoderar essas mulheres. Agora é replicar a ideia, trazer outras mulheres e passar o conhecimento adiante. Cada uma assume a missão de ser difusora e multiplicadora desse grande projeto que é o Lidera Mulher”, ressaltou Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Reconhecimento – Mesmo com pouco tempo de existência, o projeto criado pela Prefeitura de São Gonçalo já foi reconhecido, em junho, quando foi escolhido, entre oito municípios do Estado do Rio, e premiado como melhor projeto no eixo “ambiente de negócios”. A solenidade foi realizada através do projeto Lidera Rio, do Sebrae.

Para Eliane Gabriel, chefe de Gabinete de São Gonçalo, iniciativas como essa são um ganho para a cidade e para as políticas públicas.

“Ações como essa reforçam a necessidade de o poder público investir nos potenciais das pessoas. Estamos muito felizes com o projeto Lidera Mulher. O prefeito José Luiz Nanci tem um grande carinho por essa iniciativa, que vem demonstrando um ganho sem precedentes para a nossa cidade”, disse.

A programação ainda contou com uma grande surpresa para todas as empreendedoras: a apresentação do músico gonçalense Danilo Minarini, com o apoio da Noix Produções.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga