Início > Semimd > Lidera Mulher reúne centenas de pessoas no Alcântara

Lidera Mulher reúne centenas de pessoas no Alcântara

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/03/2018

Durante a manhã desta quinta-feira, o calçadão de Alcântara foi palco do evento de divulgação do projeto Lidera Mulher. Centenas de pessoas pararam para receber orientação, aproveitar os serviços oferecidos e entender um pouco mais sobre a iniciativa. As inscrições para a primeira etapa do Lidera Mulher se encerram no dia 10 de março e podem ser feitas por e-mail ou telefone.

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, e tem como objetivo incentivar o avanço profissional das mulheres, fornecendo-as um meio de organização, apoio para a formação de liderança executiva e promoção do próprio negócio.

Algumas mulheres já estão inscritas e irão participar da primeira fase do projeto. É o caso de Marta Cristina Santos, 57 anos, que encontrou no empreendedorismo uma forma de lidar com um perigoso inimigo: o câncer.

“Eu era professora e dava aula em escolas particulares quando descobri o câncer. Pouco tempo após o tratamento, acabei sendo demitida, talvez pelo medo dos meus empregadores de que minha doença voltasse. Isso acabou com minha autoestima. Conheci a Feira da Mulher Empreendedora e o artesanato me colocou de volta no mercado de trabalho. Hoje trabalho fazendo tingimento de roupas, através da técnica Tie Dye. Agora, quero me aperfeiçoar ainda mais e me lançar no mercado com a ajuda do Lidera Mulher”, conta.

Além de Cristina, outras mulheres que já estão inscritas no projeto também participaram do evento de divulgação. São elas: Etiene Bueno, que trabalha com doces, bolos de pote e bolos confeitados; Sandra Regina Bueno, que usa materiais reciclados e os transforma em artesanato; e Alcynea Ribeiro, confeiteira que usa biscuit para fazer peças de artesanato e decoração, além de trabalhar com bolos, doces e salgados para buffet.

“O objetivo de todas nós é tirar esse rótulo de que as artesãs não tem formação técnica. Queremos receber esse conhecimento através do curso do Lidera Mulher e replicar para outras tantas pessoas, capacitando o máximo de mulheres possível”, afirmou Alcynea Ribeiro.

O evento ainda contou com serviços gratuitos de design de sobrancelha, corte de cabelo masculino e feminino, além da participação da servidora e desenvolvedora do projeto, Paola Figueiredo, da secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo, e dos secretários da pasta, Andrea Machado (Mulheres), Tânia Loyola (Pessoas com Deficiência) e Eduardo Barbosa (Idoso).

“Este é um projeto aprovado pelo prefeito com o objetivo de abrir o mercado de trabalho para as mulheres. É essencial aumentar a taxa de mulheres no mundo dos negócios, e isso melhora a renda familiar no geral”, explicou Marta Maria Figueiredo.

Como participar

Para participar é necessário possuir um ano ou mais como microempreendedor individual (MEI), ter no mínimo 19 anos, disponibilidade imediata e atuar nas áreas de gastronomia, artesanato, beleza ou moda. As inscrições são feitas pelo e-mail projetolideramulher.sg@gmail.com, sendo necessário preencher os seguintes dados: nome completo, tempo de cadastro como MEI e área de atuação; ou pelo telefone 3262-3702.

Cronograma

O projeto será dividido em três etapas. Neste primeiro momento, profissionais mais experientes, com pelo menos um ano como MEI, receberão os workshops. As alunas que se destacarem serão convidadas para atuarem como replicadoras de conteúdo a partir do segundo semestre, quando as turmas para MEIs entre seis meses e um ano serão abertas.

Em 2019, mulheres que já trabalham no ramo mas ainda não se tornaram MEIs serão as beneficiadas. Oficinas sobre formalização, adesão, regularização, além de aulas sobre empreendedorismo e gestão financeira, estarão em pauta. A intenção é formar um ciclo, com as mais antigas lecionando para as mais novas, para que o Lidera Mulher seja consolidado.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content