Início > Meio Ambiente > ‘Limpa Rio’ segue com dragagem do Rio Alcântara

‘Limpa Rio’ segue com dragagem do Rio Alcântara

Publicado em:  17/11/2023

Equipes da Secretaria de Conservação estão auxiliando na limpeza

A dragagem do Rio Alcântara segue acontecendo e a limpeza no local já é notável. Parte da areia que aumentava o nível da água já foi retirada e, nesta semana, uma equipe da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo está no local realizando a capina no entorno do rio. A realização do serviço vai ajudar na prevenção de enchentes que costumam acontecer no município nos períodos chuvosos.

A limpeza foi definida a partir da vistoria realizada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo, Carlos Afonso.

Ficou definido que esse importante trabalho vai recuperar as margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, onde serão retirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

O Programa Limpa Rio é uma ação do governo estadual que tem o objetivo de realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado.

Foto: Renan Otto