Início > Meio Ambiente > Limpa São Gonçalo conscientiza população sobre descarte irregular de lixo

Limpa São Gonçalo conscientiza população sobre descarte irregular de lixo

Publicado em:  20/07/2022

Motivos do despejo inadequado são monitorados em pesquisa

As equipes da campanha Limpa São Gonçalo seguem realizando uma pesquisa para entender o motivo pelo qual alguns moradores ainda insistem em realizar o descarte irregular de lixo. O objetivo é reforçar o trabalho de conscientização e fazer correções no atendimento, se necessário. Nesta quarta-feira (20), os comerciantes e moradores dos bairros Rocha e Mutondo foram orientados sobre dias e horários da coleta e sobre a multa para quem for pego despejando resíduos em locais inapropriados.

As ruas João Agapito, Tiaga Fiori e Ari Barroso, no Rocha, e Avenida José Mendonça de Campos, no Mutondo,  foram monitoradas pelos agentes, após serem identificadas como pontos críticos onde moradores e comerciantes acumulam lixo nas calçadas.

A dona de casa Jiucileia Monteiro, de 37 anos, moradora da Rua Ari Barroso, disse que o problema acontece há anos na região e que grande parte do lixo é despejado irregularmente por um rede de supermercados da região. A denúncia será investigada pelas equipes de fiscalização.

“Aqui sempre tem lixo nessa esquina. Sempre! Eu moro aqui há oito anos. Desde que vim para cá, já existia esse acúmulo de resto de comida, caixote, saco de batata. Às vezes, quando não é dia do caminhão do lixo passar, os moradores se juntam e pagam alguém para tirar, para não ficar acumulando e atraindo bicho”, conta.

As ações da campanha Limpa São Gonçalo acontecem de forma integrada entre Secretarias de Meio Ambiente e de Conservação, em parceria com as Subsecretarias de Fiscalização de Posturas e de Limpeza Urbana.

Após o lançamento da campanha, em setembro de 2021, as equipes passaram a primeira fase promovendo a conscientização da população e das empresas para que realizassem o descarte da maneira correta. Os estabelecimentos que produzem e descartam mais de 100 litros de resíduos por dia devem contratar empresa especializada, devidamente cadastrada junto à Prefeitura, para a retirada do material.

Os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.

Foto: Renan Otto