Início > Meio Ambiente > Limpeza do Rio Alcântara segue avançando

Limpeza do Rio Alcântara segue avançando

Publicado em:  03/01/2024

As máquinas já desobstruíram quase toda a passagem de água no trecho da Rua Dr. Alfredo Backer

O Rio Alcântara, no trecho da Rua Dr. Alfredo Backer, está quase todo limpo. As máquinas já conseguiram retirar boa parte da areia e do lixo que estavam obstruindo a passagem da água. Para dar proteção a quem passa no calçadão, uma mureta de concreto está sendo construída no entorno.

A realização do serviço, feito pelo programa “Limpa Rio” do Governo do Estado do Rio em parceria com a Prefeitura, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas.

Os comerciantes que trabalham próximo ao rio ficaram surpresos com a limpeza e querem ajudar a mantê-la.

“A gente se surpreendeu porque o nível da água era muito alto por causa da sujeira. Agora parece até que o rio é maior. Estamos de olho para que as pessoas não joguem sacolas de lixo aqui. Somos nós que sofremos quando chove e enche tudo”, contou Guilherme Sá Pinto, de 35 anos, dono de uma banca de jornal na região.

Manutenção e limpeza dos rios

A limpeza do rio foi definida, em novembro, a partir de uma vistoria realizada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Esse importante trabalho vai recuperar as margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, onde serão retirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

O programa Limpa Rio é uma ação do governo estadual que tem o objetivo de realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado.

Foto: Renan Otto