Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo segue com reforço na vacinação contra gripe e sarampo
04/05/2025
Mais de 300 mamografias já foram agendadas pelo aplicativo Saúde.com São Gonçalo, que é da Secretaria Municipal de Saúde, na primeira quinzena de outubro. A plataforma, que foi lançada para teste em julho, recebe pedidos de agendamentos de exames do SUS enviados pela população. Funciona da seguinte forma: o paciente sai do consultório com o pedido do exame, acessa o aplicativo no seu próprio celular, faz o cadastro e envia o pedido. A proposta do aplicativo é responder o paciente em até 72h, com a data e local para fazer o exame.
“Ficamos em teste para analisar todos os fluxos e fazer tudo da forma mais prática e simples, para que a população não encontre problemas para solicitar o seu agendamento pelo aplicativo”, explica Dimas Gadelha, secretário de Saúde e idealizador da ideia.
Nesta fase inicial, o aplicativo está oferecendo quatro tipos de exames: mamografia, ultrassonografia obstétrica, endoscopia e densitometria óssea. A iniciativa, que é uma das pioneiras no Brasil, vai garantir uma resposta de agendamento em 72 horas úteis, através do aplicativo e de uma mensagem SMS.
“A iniciativa é fantástica, pois além da agilidade no processo e de resposta, nós vamos ter a autonomia de poder fazer nosso próprio pedido. É muito simples!”, contou a paciente Conceição de Fátima, que veio agendar seu exame no Espaço Rosa e foi atendida pela equipe do aplicativo, que está ensinando o passo a passo de como se cadastrar.
O paciente que desejar agendar seu exame deve fazer o download do aplicativo em seu celular (Google Play ou Apple Store), selecionar o botão “Marcação” e iniciar um cadastro com os dados pessoais. Logo após, deve selecionar o exame que deseja, enviar fotos pedidos e clicar no botão enviar.
O pedido será processado e uma mensagem irá aparecer na tela informando que em até 72 horas ela receberá um torpedo SMS no celular informado com o dia, hora e local do exame agendado. Para consultar o agendamento, o paciente também pode acessar novamente o aplicativo após as 72 horas.
“O aplicativo vai agilizar o processo e tempo de resposta para a população. Esse é o primeiro passo do sistema que vamos testar. Conforme os testes forem dando certo, vamos ampliando”, comemora o secretário, que informa que o fluxo antigo com o papel também vai continuar e a população poderá escolher qual tipo de marcação deseja.
O prefeito José Luiz Nanci reforça que a ideia de implantar o sistema é mais uma ação para agilizar o atendimento na rede de saúde.
“A novidade é fantástica e quem ganha é a população com a praticidade de todo o processo”, destaca o prefeito.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados