Início > Educação > Mais qualidade na merenda escolar de São Gonçalo

Mais qualidade na merenda escolar de São Gonçalo

Publicado em:  22/05/2019

Proporcionar uma merenda escolar com alta qualidade nutricional é uma preocupação de escolas de diversas partes do mundo. Atualmente, mais de 200 distritos escolares nos Estados Unidos trabalham com políticas de redução do consumo de ingredientes de origem animal, entre elas a Los Angeles School District, que serve mais de 500 mil refeições semanais. Seguindo esta tendência, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) assinou um convênio com a ONG MFA Brasil, aderindo ao Programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), a fim de garantir alimentação de qualidade em todas as escolas da Rede Pública Municipal.

“A proposta é substituir 20% dos ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal, considerando produtos já licitados pela rede pública, beneficiando município e alunos, uma vez que fornecem todos os nutrientes para garantir uma alimentação saudável e completa, contribuem para a preservação do meio ambiente, favorecem a agricultura local e familiar, e não apresentam incrementos de custos para a rede”, ressaltou o prefeito José Luiz Nanci.

O programa capacita merendeiras para preparação e manuseio corretos dos alimentos e institui o projeto “Segunda-feira sem carne”, com o cardápio dando ênfase ao consumo de frutas, verduras e legumes.

“É importante que seja apresentada às crianças uma alimentação consciente e saudável, pois a infância é a base para hábitos alimentares. As crianças passam grande parte do dia nas escolas, onde adquirem conhecimento em todas as áreas e hábitos que levarão por toda a vida. É muito bom que elas tenham oportunidade de aprender a se alimentar corretamente”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A capacitação das merendeiras já começou com a oficina “Impactos da Alimentação na Saúde, meio ambiente e no combate à fome mundial”, realizada no Laboratório de Técnica Dietética da Universo. A oficina contou com palestra sobre alimentação consciente e sustentabilidade, além de atividades práticas de receitas. “Nas capacitações, as merendeiras ou manipuladoras de alimentos aprendem desde o manuseio até a preparação final do alimento. Além disso, elas testam todas as receitas, de forma que possam avaliar também o sabor e aceitação por parte das crianças”, informou a responsável técnica pela merenda escolar em São Gonçalo, nutricionista Iracy Cristina Barcellos Dias.

Autor: Selma Nogueira