Início > Cultura e Turismo > Manhã de fé na Praia das Pedrinhas com o Presente de Iemanjá

Manhã de fé na Praia das Pedrinhas com o Presente de Iemanjá

Publicado em:  06/02/2022

Celebração reúne fiéis e adeptos das religiões de matrizes africanas

Uma manhã de muita fé, gratidão e homenagens na Praia das Pedrinhas, que recebeu neste domingo (6), a 13ª edição do ‘Presente de Iemanjá’, que já se tornou uma tradição entre as celebrações religiosas da cidade de São Gonçalo.

Apesar do dia de Iemanjá ser comemorado no dia 2 de fevereiro, a festa em São Gonçalo é realizada no primeiro domingo após o dia 2. Ainda que realizada sem o tamanho e o grande público que costuma receber, devido à pandemia do coronavírus, candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matrizes africanas compareceram à Praia das Pedrinhas para homenagear, agradecer e fazer pedidos à Iemanjá.

Os participantes puderam fazer seus pedidos para serem entregues no mar. No ponto alto da celebração, um barco de pescador local levou os presentes e os pedidos para o mar, com saudações e muita fé de cada pessoa que compareceu à celebração.

O dia, no entanto, não foi marcado apenas pela festividade, mas como a continuidade de uma luta pela liberdade religiosa na cidade e contra o preconceito pelo qual passam as religiões de matrizes africanas. Mãe Márcia D’Oxum, que está à frente da comissão organizadora desde o início das celebrações do Presente de Iemanjá em São Gonçalo, lembrou as barreiras e discriminação religiosa que ainda se perpetuam na cidade.

Patrimônio

O Presente de Iemanjá é reconhecido como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade de São Gonçalo, através da Lei 1022/2019, tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público.

A Prefeitura deu apoio ao evento, com a presença da Guarda Municipal, ambulância e instalação de tenda, som e banheiros.

Uma das entidades mais respeitadas e cultuadas no Brasil, Iemanjá é a senhora do mar e representa a beleza, a família, a maternidade e o amor. É a protetora dos pescadores e jangadeiros. No sincretismo religioso, Iemanjá está associada a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Candeias. Deusa da nação de Egbé Ioruba, é considerada mãe de quase todos os orixás evocando fertilidade.

Foto: Renan Otto