Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira(17), às 9h30, a inauguração da sala de apoio ao aleitamento materno da Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara. O novo espaço permite que mães, com dificuldade de amamentação, sejam orientadas por enfermeiras sobre como ordenhar o leite para ofertá-lo aos seus bebês. O objetivo é estimular o aleitamento materno ensinando técnicas de amamentação às mães.
“Já fizemos várias melhorias na qualidade da assistência aos recém-nascidos na maternidade e esta é mais uma. Assim, mãe e filho poderão vivenciar o ato da amamentação sem dificuldade”, explica o Prefeito, José Luiz Nanci.
A sala é um espaço dentro da maternidade onde a mulher, com conforto, privacidade e segurança, terá o auxílio de técnicos de enfermagem e enfermeiros, na realização das técnicas de amamentação. Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, esta é uma maneira de apoiá-las na continuidade do aleitamento materno.
“O leite materno atende a todas as necessidades nutricionais do recém-nascido, previne contra alergias e colabora para a formação do sistema imunológico. Essa dificuldade é enfrentada por muitas mulheres no início da amamentação e, sem apoio, muitas desistem. Com esse auxilio elas serão incentivadas a realizar a amamentação, que é um ato de amor”, avalia.
De acordo com a coordenadora do projeto, a enfermeira-obstetra Regina Carreira, além do problema na pega, outros como inflamações, baixa produção, mama empedrada e fissuras provocadas por fungos são os mais comuns que aparecem todos os dias no banco de leite. “Cerca de 80% deles tem solução e podem significar a conquista do maior gesto de aproximação entre mãe e filho. Muitas vezes a posição também ajuda na hora da amamentação. O vínculo entre eles se fortalece com contato pele a pele e no olhar”, conta.
Mãe de primeira viagem, Paula Maciel, 21 anos, deu à luz Emanuel, que nasceu prematuro, há 18 dias. Moradora do Boaçu, começou a amamentar o bebê há alguns dias e aguarda o ganho de peso para que ele receba alta da unidade. “Sempre tive vontade de amamentar e graças a Deus ele pegou com facilidade, mas muitas mães tem dificuldade, então de fato é importante fazer esse acompanhamento com as profissionais. Amamentar é um ato lindo”, disse.
Coordenador do banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), o professor titular Herdy Alves falou sobre a importância do novo espaço. “É um trabalho de compromisso pela vida das mulheres, um espaço que consegue garantir qualidade para a segurança alimentar. Temos que fazer valer o aleitamento materno, que é o primeiro alimento seguro”, sintetiza.
Participaram do evento a Secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria; a subsecretária da Mulher, Andréa Machado; o Secretário de Administração, Marcelo Azeredo; o Secretário de Fazenda, Eduardo Combat; o subsecretário de Saúde e Emergência, Thomaz Nanci; a subsecretária da Pessoa com Deficiência, Tânia Loyola; o subsecretário de Saúde e de Administração, Sebastião Vitor; Lecyr Amaro, coordenadora do projeto Banco de Leite do Rotary Club Niterói e o Coronel Mendonça, Governador do Rotary Club.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados