Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
No mês de maio é comemorado a Semana de Enfermagem em todo país, devido ao dia do enfermeiro no dia 12. Em vista disso, a gerência de enfermagem da Maternidade Dr Mário Niajar, em Alcântara, está promovendo na próxima quarta-feira (8) um ciclo de palestras para abordar diversos assuntos ligados aos profissionais dessa área, que são de extrema importância nos cuidados com a saúde. O evento, que será realizado no auditório da unidade, começa às 9h e contará com a presença de profissionais da área para expor temas a enfermeiros e pessoas interessados.
A coordenadora de enfermagem e responsável pelo evento, Martha Belleza, explica a ideia da ação e a importância dos profissionais de enfermagem que atuam em postos de saúde.
“É de suma importância realizar a semana de enfermagem para que os profissionais e a comunidade em geral possam ouvir experiências relevantes dos profissionais renomados da nossa e de outras instituições, já que é nesse ponto da saúde pública que se faz prevenção. O evento tem o compromisso de estudar e compreender, pois é a partir da prevenção que a população fica livre de doenças que podem gerar sérias consequências”, declara Martha.
Na programação haverão três palestras. A primeira delas será ministrada pela nutricionista, Viviane Mukim, abordando o tema: “Interpretação de exames laboratoriais: gestação e primeira infância”.
“Vou falar sobre esses exames tanto na gestação quanto na primeira infância, pois é onde devemos ter um controle maior e mais cuidado devido à vulnerabilidade nesses períodos. Mostrarei quais são os exames necessários e a parte da interpretação deles, porque não basta saber se a taxa está alta ou baixa, mas o que significam essas alterações. A ideia é falar um pouco sobre a questão alimentar, mas não tirando o foco da interpretação dos exames por conta do público-alvo. Realizar uma junção da parte da nutrição com a da enfermagem”, esclarece Viviane.
Além disso, um enfermeiro apresentará sobre “Espiritualidade no cuidado – cuidados de corpo. E alma?”, ou seja, os fatores biopsicossocial e espiritual e sua influência psicossomática. Para finalizar o evento, uma enfermeira obstétrica abordará o “SAE: Segurança da paciente perioperatória no bloco obstétrico”, explicando sobre essa metodologia científica que transmite maior segurança aos pacientes e melhora a qualidade de assistência dos profissionais de enfermagem.
A ideia principal do evento é mostrar as boas práticas da enfermagem na assistência. Contribuir para a qualidade dos profissionais do município e valorizar os serviços da rede municipal dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem, como afirma a diretora da unidade, Dra. Adriana Freire.
“Nossa maternidade é bem estruturada e com atendimento humanizado. É uma das maiores unidades hospitalares do nosso município e estamos constantemente agregando novos serviços para o bem-estar das mães e bebês. Nesses dois anos de funcionamento no novo endereço já totalizamos 10 mil partos e 70 mil atendimentos emergenciais. Esse evento é uma das atividades que oferecemos para agregar valores e conhecimento a nossos funcionários. A crescente demanda vem transformando o cuidado e vem exigindo cada vez mais qualificação das equipes, uma vez que a enfermagem é essencial na linha de frente do cuidado à saúde”, acentua.
Autor: Raquel Muniz
Foto: Girley Oliveira (In memorian)
Notícias relacionadas
Mais Acessados