Início > Saúde > Maternidade realiza palestra de aleitamento materno

Maternidade realiza palestra de aleitamento materno

Publicado em:  20/08/2018

A importância da amamentação aos recéns-nascidos foi tema de uma palestra sobre aleitamento materno realizada na manhã desta terça-feira (21), na Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar, em Alcântara. Várias mães que acabaram de parir seus bebês participaram da atividade, onde foi falado sobre a importância da amamentação para as crianças.

“O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade, além de não requerer uma preparação, está sempre disponível para consumo”, declara o prefeito, José Luiz Nanci.

De acordo com a diretora da maternidade, Adriana Freire, inúmeros são os benefícios da amamentação. “O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas, a sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê e ainda previne anemia”, explica.

Entre as mamães internadas na unidade que participaram da palestra, estava Samara Cordeiro, 19 anos. Mãe de primeira viagem da pequena Luiza, que tem apenas um dia de vida, a moradora do bairro Salgueiro aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre o começo da amamentação. “Eu sempre quis amamentar e durante a gestação pesquisei bastante na internet. Hoje vou aproveitar para tirar outras dúvidas na prática, já que estou alimentando minha filha com meu leite”, conta.

Com a média de realização de 500 partos mensais, a maternidade conta com uma sala destinada à prática do aleitamento para as mamães de primeira viagem que recebem orientações de enfermeiras. “A amamentação é uma forma maravilhosa de nutrir e criar laços com seu bebê. É um processo natural que pode ser desafiador inicialmente, até que você se acostume com ele”, conta a enfermeira responsável pela sala de aleitamento da maternidade, Regina Carreiro.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andrea Machado, realizou uma palestra sobre violência contra a mulher, onde explicou como e onde as mulheres devem procurar ajuda dentro do município.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista