Início > Meio Ambiente > Meio Ambiente participa de capacitação para uso do decibelímetro

Meio Ambiente participa de capacitação para uso do decibelímetro

Publicado em:  27/06/2022

Aparelho auxilia na fiscalização e ajuda a identificar intensidade sonora do ambiente

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente começou nesta segunda-feira (27) treinamento de especialização para utilizar o aparelho decibelímetro, que é um instrumento usado para realizar medição de níveis de ruído. O objetivo é capacitar os agentes para o manuseio do equipamento e aplicação da legislação municipal que regulamenta os limites de intensidade do som. O uso do decibelímetro na fiscalização garante a precisão da medição, inibindo situações que estejam em desacordo ou fora dos parâmetros estabelecidos pela legislação municipal.

O aparelho é utilizado para verificar denúncias de perturbação sonora em casas de show, uso pessoal de caixas de som e qualquer outro ruído que seja considerado acima do permitido por lei. A Norma Brasileira (NBR) 10151/2019 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno, entre 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.

O trabalho é feito em conjunto com a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, que recebe denúncias da população e age em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o decibelímetro usado pela Prefeitura de São Gonçalo é mais moderno e capaz de medir os decibéis até mesmo em áreas com movimento.

“Esta é uma ferramenta importante para as ações do dia a dia da equipe. A capacitação é necessária para termos qualidade na utilização tanto do equipamento quanto do desenvolvimento das ações de fiscalizações realizadas”, afirmou.

Foto: Renan Otto