Início > Meio Ambiente > Meio Ambiente toma medidas para conter vazamento de óleo diesel

Meio Ambiente toma medidas para conter vazamento de óleo diesel

Publicado em:  01/03/2024

Fiscais recomendaram a contenção imediata do resíduo a fim de prevenir danos ambientais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu um chamado de incidente ambiental na quinta-feira (29), no Centro. Proveniente de uma máquina de perfuração de solo (perfuratriz), o vazamento de resíduo oleoso em via pública ocorreu no momento em que o maquinário estava sendo retirado de uma obra e realocado no caminhão. De acordo com informações colhidas no local, o vazamento foi causado pelo rompimento da mangueira do sistema hidráulico da perfuratriz.

Chegando ao local, os fiscais de Meio Ambiente observaram um pequeno vazamento de óleo diesel, e recomendaram como ação emergencial que fosse realizada a contenção do resíduo a fim de evitar o escoamento do material para as galerias fluviais e consequente contaminação do afluente do canal Califórnia, próximo ao local do vazamento.

Além da solicitação de contenção do resíduo, os fiscais de Meio Ambiente intimaram a empresa responsável pelo maquinário a apresentar os manifestos de resíduo com a destinação final dos mesmos. Os fiscais da Secretaria Municipal de Transportes, que também participaram da ação, autuaram o caminhão por bloquear parcialmente a via.

Finalizada a contenção do óleo diesel, os fiscais de Meio Ambiente solicitaram que o resíduo retirado após o processo de absorção fosse acondicionado em sacos plásticos para a destinação correta, conforme a legislação ambiental municipal.