Início > Educação > Menino Jesus abre comemoração de 59 anos com palestra sobre depressão e bullying

Publicado em:  24/09/2019

A Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Jardim de Infância Menino Jesus, localizada no Boaçu, abriu nesta terça-feira (24) a festividade em comemoração aos 59 anos da unidade escolar. Foi realizada palestra sobre depressão e bullying, com João Alexandre, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

O Jardim de Infância Menino Jesus é uma escola de referência no município de São Gonçalo em educação infantil e inclusão. Com uma equipe atuante e unida, vem atravessando os anos sem deixar a qualidade e referência cair. O espaço é aconchegante e busca o melhor para os alunos e para a Educação da Rede Pública Municipal de São Gonçalo.

“Trabalhar no Menino Jesus me enche de orgulho, é sem dúvida destaque na educação infantil e inclusão, fui aluna desta escola, pela qual tenho grande amor. Destaco a união da equipe em prol de um ensino melhor para nossos alunos. Abrir a festividade dos 59 anos da unidade com uma palestra sobre bullying e depressão é de grande importância, pois muitos jovens estão sendo acometidos por esta doença. A escola atende muitos alunos com autismo e necessidades especias, então falar para as mães sobre o tema, trazendo esclarecimentos é por demais oportuno para a comunidade escolar. Trabalho na escola há 10 anos, sendo 3 como diretora, é um aprendizado ainda maior estar na direção escolar, é um outro lado da educação, o que nos amplia a visão para cada vez mais buscar melhorar a qualidade de ensino, sempre com muito respeito com todos. A escola merece e São Gonçalo também”, declarou Márcia Matos, diretora da Umei Jardim de Infância Menino Jesus.

João Alexandre, palestrante e voluntário do CVV, declara: “A Campanha do Setembro Amarelo é de suma importância, pois traz a conscientização em relação ao suicídio, que vem aumentando no Brasil. O que é preciso destacar que vem num crescente no público infanto-juvenil, que também esta atrelado aos transtornos de natureza mental e existe um preconceito muito grande por parte da sociedade com pessoas portadoras de transtornos dessa natureza. Trazer conscientização, através da informação preventiva, se faz necessário. Destaco a parceria do CVV com as unidades escolares, que tem trazido muitos frutos, pois muitas crianças sofrem de forma silenciosa. Fazer uma campanha de esclarecimento e conscientização é a maneira de levar um novo vocabulário para as crianças e adolescentes e, assim, elas possam pedir ajuda, caso seja necessário. Preparar os professores para lidar com esse assunto é fundamental e a escola é onde a maioria dos problemas se impactam, seja de natureza social ou econômica, e uma das formas de prevenção é pela educação, mostrando os fatores de risco como depressão, dependência química, mudança de comportamento, baixa autoestima, e o professor com este conhecimento consegue captar estes sinais e agir preventivamente”, finalizou o palestrante.

“A importância do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dentro do Programa de Saúde Escolar (PSE), é poder trazer esclarecimentos, que muitas vezes o aluno e até mesmo o professor e a direção da escola não tem acesso, pois muitas vezes a saúde fica distante da educação, e muitos alunos estão adoecidos, mas não sabem o que estão sentindo. Os pais e professores tentam fazer com que os filhos e alunos produzam, aprendam, para ser um cidadão de bem, mas encontram dificuldades. O PSE dentro da unidade escolar, com toda sua equipe, vem trazer benefícios e informações, e o mais importante é identificar possíveis adoecimentos, que os pais e professores não conseguem perceber. Como exemplo destaco a depressão, bullying, mutilação, entre outros fatores, e a participação do PSE vem para contribuir no sentido de identificar os problemas precocemente e atuar no encaminhamento para o tratamento”, ressalta Zuleika Silva, psicóloga do PSE / NASF.

Tatiana Félix, subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, afirma: “Comemorar 59 anos de uma unidade escolar que é referência no que faz, ou seja, educação infantil e inclusão, me deixa muito motivada para trabalhar cada vez mais, e buscar melhorias nesta área. Falar sobre o tema depressão, classificado como o mal do século, se faz necessário, não só para a comunidade escolar, mas também para os pais e responsáveis dos alunos, para que caso alguém da família esteja passando por esse problema, seja identificado de maneira rápida e o tratamento seja realizado logo que for detectado”, finalizou Tatiana.

“Como mãe, vejo como necessário abordar o tema sobre depressão e bullying, pois as crianças muitas vezes sofrem por ser diferente, seja na cor ou nas atitudes, e a escola se preocupar em trazer informação para todos os envolvidos, seja diretor, professor e pais, só tenho a parabenizar toda a equipe pedagógica da escola Menino Jesus”, concluiu Karina de Oliveira, mãe do aluno Kaique de Oliveira Guedes.

Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed