Início > Saúde > Ministério da Saúde aprova habilitação de custeio das UPAS 24h de Nova Cidade e Pacheco

Publicado em:  14/10/2019

O Prefeito José Luiz Nanci conseguiu, este ano, realizar a habilitação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Cidade e Pacheco junto ao Ministério da Saúde. Isso significa o recebimento de recursos estaduais e federais para auxiliar a manter as unidades que realizam, em média, 100 mil atendimentos ao ano cada.

“Nós estávamos lutando com recursos próprios para que a Unidade estivesse funcionando, mas com sofrimento. Porém conseguimos essa vitória e estamos felizes porque isso tudo reflete na qualidade do atendimento”, explica o prefeito.

As UPAs aguardam agora, a finalização das etapas de qualificação. Já foi realizada a visita técnica do Ministério da Saúde e após a publicação em Diário Oficial, será liberado mais verbas de custeio.

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

“As UPAs são unidades hospitalares que Mantem pacientes em observação, por até 24 horas para estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial”, conclui o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Arquivo