Início > Saúde > Ministro da Saúde visita São Gonçalo

Ministro da Saúde visita São Gonçalo

Publicado em:  17/06/2022

Queiroga elogia sistema informatizado e estuda auxílio para o município

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em São Gonçalo nesta sexta-feira, quando foi recebido pelo prefeito Capitão Nelson, e conheceu o sistema de saúde municipal e os principais projetos da Secretaria de Saúde, entre eles o novo pronto socorro. Após receber uma série de reivindicações, o ministro garantiu que o governo federal irá orientar e ajudar o município, ficando definida a criação de uma comissão de trabalho para discutir as principais demandas do município.

O ministro chegou a São Gonçalo no início da tarde, quando visitou o Pronto Socorro Central Dr. Armando Gomes de Sá Couto (PSC), no Zé Garoto, e depois esteve na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O ministro e cardiologista foi recepcionado pelo prefeito, Capitão Nelson; pelo o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha; pelo diretor do PSC, Allan Lobo; e pelo deputado federal Altineu Cortes, que fez o convite para o ministro conhecer a cidade.

No PSC, Marcelo Queiroga percorreu parte das instalações da unidade. Ele visitou a sala de classificação vermelha e o CTI da unidade de saúde e ouviu atentamente como são feitos os atendimentos e classificações de cada paciente. O ministro também aproveitou para se informar sobre as cirurgias e exames que o município está realizando.

Na Secretaria, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Deivid Robert Cresci, apresentou como funciona o sistema de saúde pública municipal para o ministro e toda a sua equipe técnica, desde a Atenção Básica até as internações nos hospitais. Com o sistema informatizado, os atendimentos conseguem ser acompanhados em todas as unidades de saúde através do prontuário eletrônico. E tudo é 100% monitorado pela Central de Regulação, que marca consultas e exames e controla as internações e transferências da rede de saúde municipal.

Após acompanhar a apresentação, o prefeito Capitão Nelson apresentou demandas das necessidades atuais da saúde pública em São Gonçalo e pediu apoio financeiro para a expansão da atenção básica e para a construção do novo Pronto Socorro Central, que terá 236 leitos (196 de enfermaria e 40 de unidade de tratamento intensiva) e capacidade para realizar cirurgias e procedimentos cardíacos.

“Atualmente, o gonçalense tem que sair de São Gonçalo e ir para Vassouras para este tipo de cirurgia e tratamento. Nós queremos que esses serviços sejam feitos aqui para evitar esse deslocamento. E o atual PSC não atende mais às necessidades dos gonçalenses. É uma construção de 1954, que está obsoleta e precisa ser ampliada por conta do tamanho da população de São Gonçalo”, disse o prefeito.

O ministro disse que vai avaliar tecnicamente os pedidos feitos pelo prefeito e prometeu ajuda. “Teremos um olhar para São Gonçalo. Traçaremos um diagnóstico de toda a rede. Vamos orientar tecnicamente o que é mais importante para a região e entrar com os investimentos e custeio. Todos os municípios do Brasil devem ter uma Atenção Básica forte. Vamos ter que trabalhar juntos para isso. Mas tudo tem que passar pela área técnica do ministério. Por mais que eu queira fazer e o presidente Jair Bolsonaro queira fazer, tudo passa por análise técnica”, finalizou Queiroga, que recebeu todas as demandas do prefeito e pediu que fosse protocolado no Ministério da Saúde.

Reformas – Recentemente o PSC passou por obras de infraestrutura na segunda sala de centro cirúrgico que vão garantir o aumento no número de cirurgias. O local também recebeu novo piso, revisão nas redes elétrica e de oxigênio, pintura, novo telhado e iluminação, além de  nova fachada e uma recepção completamente informatizada para agilizar o atendimento dos pacientes.

A unidade de saúde agora conta com três salas de classificação de risco, uma delas inclui um consultório de dor torácica que é a maior queixa dos pacientes por ter inúmeras causas, já que a região do tórax envolve grande número de sistemas, entre eles cardíaco, vascular e pulmonar.

Foto: Julio Diniz