Início > Assistência Social > Moradores da Ipuca aproveitam Cidadania Itinerante

Moradores da Ipuca aproveitam Cidadania Itinerante

Publicado em:  15/04/2023

De forma gratuita, iniciativa da Prefeitura aproxima a população dos serviços púbicos

A manhã deste sábado (15) foi de muita procura pelos serviços do projeto Cidadania Itinerante, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social. A ação desta manhã foi realizada na Ipuca, no bairro Jardim Catarina.

“ A Prefeitura compreende que uma grande parcela da população necessita desses serviços e muitas vezes não tem a oportunidade ou possibilidade de ter acesso. Por isso, realizamos o programa aos sábados, para que o maior número possível de gonçalenses consiga seu atendimento”, disse o vice-prefeito Sérgio Gevú.

Os moradores chegaram cedo à Igreja Católica da Ipuca para conseguir orientação jurídica, instruções sobre o CRAS, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa social da Enel e da Águas do Rio, aferição de pressão arterial, odontomóvel, corte de cabelo, manicure e recreação infantil. As maiores procuras foram para esclarecimentos de dúvidas sobre o Bolsa Família.

“ É determinação do prefeito Capitão Nelson que o Cidadania Itinerante seja realizado em toda a cidade, mas em especial as áreas com situação de maior vulnerabilidade social, para que os serviços da Prefeitura cheguem a uma parcela da população que muitas vezes não tem acesso a essas políticas públicas” , disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Desde a sua criação, o projeto Cidadania Itinerante, uma política pública efetiva de São Gonçalo aprovada por lei, já atendeu a mais de 40 mil pessoas em mais de 30 bairros do município.

A Prefeitura de São Gonçalo divulga semanalmente no site e nas redes sociais os locais que vão receber o Cidadania Itinerante.