Início > Uncategorized > Motoristas participam do Plano de Mobilidade Urbana

Motoristas participam do Plano de Mobilidade Urbana

Publicado em:  17/02/2023

Equipes da Secretaria de Gestão Integrada estão nas ruas de São Gonçalo para pesquisa

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo (Semgipe) e a empresa ganhadora do certame para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana deram início às pesquisas realizadas nas ruas, referentes ao Plano que a cidade vai ganhar em breve.

Desde o dia 7 deste mês, veículos motorizados particulares estão sendo abordados para participar da pesquisa sobre o Plano de Mobilidade. Todos os funcionários que estão realizando as pesquisas nas ruas estão uniformizados com camiseta do Planmob, além da identificação com crachá. Bairros como Centro, Nova Cidade, Mutondo, Mutuá, Colubandê, já receberam as ações, onde aproximadamente 800 condutores participaram.

As abordagens aos motoristas são realizadas com apoio da Guarda Municipal Os condutores respondem a um questionário, elaborado especialmente para a consulta do Plano de Mobilidade.

O Plano de Mobilidade Urbana é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes e cidades que integram regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas superiores a um milhão de habitantes.

Pela primeira vez São Gonçalo terá essa importante ferramenta para entender como a mobilidade acontece na cidade, como essa dinâmica pode ser otimizada e modificada em função do fluxo de coletivos, carros, bicicletas e pedestres, beneficiando diretamente os munícipes. O plano é essencial para o desenvolvimento do fluxo de trânsito, serviços de transporte urbano e infraestrutura de mobilidade urbana no município.

Toda a relação que a cidade tem com os transportes será minuciosamente analisada para a elaboração do plano, por isso mesmo, a participação popular é necessária, sendo um dos pontos mais importantes para que o documento atenda plenamente a necessidade dos cidadãos.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana tem prazo de seis meses para ser concluída.