Início > Educação > Movimento #tamojunto9º reúne centenas de alunos no Campus da Uerj, em São Gonçalo

Publicado em:  25/06/2019

Nesta terça-feira (25), o movimento #TamoJunto9ºano promoveu um dia de diálogos e ações culturais para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e instituições ligadas à educação. A ação intitulada “Dia do Futuro” foi realizada na UERJ, em São Gonçalo, em dois turnos: de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30. O #TamoJunto9ºano articula preparatórios gratuitos, eventos e produção de conteúdos.

Ao longo do dia os alunos tiveram a oportunidade de visitar estandes de escolas públicas de excelência e outras organizações com oportunidades para os estudantes, além de assistir a apresentações artísticas. Na atividade “Fala Tu”, os jovens alunos foram protagonistas a partir da partilha de trajetórias e vivências como forma de inspirar outros alunos. Outro destaque foi o vídeo participativo “A importância do professor”, apresentado pelos jovens comunicadores do movimento.

O evento contou com expositores, apresentações e roda de conversa, com o tema “A Importância da Educação”.

Entre os convidados presentes, a empreendedora Ana Paula Lisboa, que dirige em Luanda, Angola, a Aláfia e a Casa Rede, espaços de produção de arte e cultura. No Rio de Janeiro, coordenou o projeto Agência de Redes para Juventude, que transforma ideias de jovens de origem popular em ação.

A influenciadora Aika, também conhecida como AIK-47, rapper, compositora e ativista, iniciou sua trajetória artística em 2012. Participou de batalhas temáticas de Mc`s e é autora dos álbuns BabylonPrincess e AIK-47 (em lançamento). Em 2015, foi considerada uma das vinte e cinco personalidades negras mais influentes na internet.

Outro participante da roda de conversa foi Naan, que é um artista gonçalense conhecido pelas batalhas de Mc`s onde ganhou mais de quarenta títulos. É considerado um dos precursores da Batalha do Tank, a maior batalha de Mc`s do Brasil, é apresentador e idealizador do quandro AindaSomosRap no Youtube, com mais de 4 milhões de visualizações.

Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação, destaca a importância do ensino público. “Aos cinco anos de idade iniciei minha vida escolar no Jardim de Infância Menino Jesus, quando ainda era do Estado, as séries seguintes continuei a estudar em escolas públicas, até minha formação superior em Matemática, que se deu aqui na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, com muito orgulho. A minha trajetória de vida, como a de vocês, sempre foi no ensino público. No dia de hoje muito me orgulho de estar aqui falando de uma experiência de vida, que no futuro pode ser a de vocês. Quero levar aos alunos da rede pública, um ensino de qualidade para que possam atingir seus objetivos profissionais, não percam essa oportunidade, agarrem o sonho que trazem no coração, mesmo com as dificuldades existentes, pois o sonho é possível, o estudo que estão recebendo fará a diferença para alcançar a vitória”, declarou o secretário.

Júlio Vidal, coordenador de Projetos da Semed, afirma: “Hoje no Dia do Futuro, quase quinhentos jovens estão aqui, acompanhando as muitas oportunidades através das artes, da cultura e dos esportes, mas em todas elas, mostrando que o estudo é o que garante um futuro seguro, é isso que queremos destacar. As dificuldades, barreiras existem, mas é preciso supera-las”, destaca.

Para Sérgio Gomes, pai do aluno Michael Monteiro de Lima, da Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba, o evento foi edificante. “Mostra a importância como pai na vida do aluno, no crescimento, na formação de sua vida acadêmica, com incentivo é tudo. A participação do poder público, através da Secretaria de Educação, é o que precisamos. Mostra ainda que devemos apoiar nosso filho na carreira que ele vier a escolher, de nossa parte deixamos ele à vontade, pois muitas vezes o que queremos não é a opção dele, então nosso filho tem todo apoio”, finalizou Sérgio Gomes.

O Programa Saúde nas Escolas (PSE) esteve presente no evento com os seguintes participantes: Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Nutrição, Saber Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Atenção Básica com Antropometria. A Vigilância Ambiental trouxe para o Dia do Futuro a importância de combater o Aedes Aegypti, que é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e chikungunya, doenças chamadas de arboviroses.

O movimento #TamoJunto9ºano reúne diversos atores dos setores público e privado, que tem em comum o interesse pelo incentivo a jovens estudantes para que permaneçam na escola até, pelo menos, o término do ensino médio. O público-alvo do movimento é formado por alunos do 9º ano das redes públicas de ensino do município de São Gonçalo.

Participaram do evento as secretarias Municipais de de Educação; Turismo e Cultura; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente; e Saúde. Colégio Pedro II; Colégio Brasil-China; (CE Matemático José Gomes de Souza – Inter-Cultural Brasil China) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – São Gonçalo.

Os organizadores/articuladores do movimento #TamoJunto9ºano são o Secretaria Municipal de São Gonçalo (Semed), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus São Gonçalo e Paiol Cultural.

Foto: Lucas Alvarenga