Início > Transportes > Mudanças no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Mudanças no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Publicado em:  19/02/2024

Novo corredor viário ligará o bairro de Neves a Guaxindiba

Por volta das 7h desta segunda-feira (19), tiveram início as novas interdições de trânsito no bairro Vila Lage, organizadas pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo. Dessa vez, fica interditado o fluxo de veículos na Rua Maurício de Abreu, entre o trecho da Avenida Lúcio Tomé Feteira e Travessa Fatore, no sentido Barro Vermelho. O novo esquema de trânsito busca dar prosseguimento às obras do trecho 1 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI).

Com a interdição, o desvio do trânsito será realizado através do cruzamento da Avenida Paiva e da Rua Lúcio Tomé Feteira. A pista no sentido Neves/Paraíso/BR-101 não sofrerá alterações no trânsito no momento. A interdição será pelo tempo em que o trabalho estiver sendo realizado. Guardas municipais estão no local para auxiliar os motoristas e garantir a fluidez do trânsito.

O prefeito Capitão Nelson está animado com o projeto, que prevê a criação de novo corredor viário e ciclovia ligando o bairro de Neves a Guaxindiba. “É um projeto que vai atingir todo o município. É um projeto grande, que estamos realizando em parceria com o governador Cláudio Castro e com o secretário das Cidades, Douglas Ruas. Aqui, o foco é no trabalho e em melhorar a vida do gonçalenses”, afirmou o prefeito.

As obras do MUVI estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades. A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também enfatizou a importância do projeto.

“Tenho o privilégio de acompanhar essas intervenções desde a sua concepção, ainda como gestor municipal, e agora como secretário das Cidades. O maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade segue em ritmo acelerado e irá beneficiar milhares de pessoas”, destacou.

Os gonçalenses também estão com altas expectativas com o MUVI. “Esse projeto parece que vai ser bacana, estou ansioso para ver como ficará quando tiver pronto. Esse tipo de coisa nunca aconteceu aqui antes, foi só o Capitão Nelson que fez isso. O projeto é legal, eu vi um vídeo na internet sobre a ideia e gostei, vai ajudar principalmente quem utiliza ônibus. Tudo o que se faz para melhorar vem para o bem né?”, contou o aposentado Milton Fernando Conceição, de 58 anos, que foi nascido e criado no Vila Lage.

Pavimentação – No Porto Velho, o trecho entre a Rua Luís Aguiar e a Avenida Canal está recebendo pavimentação. No local, já foi concluído o processo da instalação de manilhas para a drenagem.

O MUVI – Os trechos 1 (Neves – Porto Velho), 2 (Porto Velho – Camarão), e 3 (Região Central) estão em obras. A intervenção vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta à outra da cidade. Com investimento de R$262.184.615,51 o projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Foto: Renan Otto