Início > Educação > Musical francês encanta alunos da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva

Publicado em:  27/08/2019

O movimento começou cedo na Escola Nice Mendonça, em Venda da Cruz, nesta segunda-feira (26). Equipe diretiva, professores e funcionários se revezaram nas tarefas para deixar tudo pronto para receber os convidados para lá de especiais, afinal, não é todo dia que os alunos da unidade têm a oportunidade de assistir um espetáculo francês. Mas a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva foi escolhida para servir de palco para “Boum Mon Boeuf”, uma ópera de bolso que tem o bumba-meu-boi como tema central.

“Essa é mais uma tarde de comemoração para a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, onde vamos ter o primeiro espetáculo para crianças e adultos, em parceria com o Consulado da França, com a Aliança Francesa, em prol da escola bilíngue. É o primeiro espetáculo de muitos que virão. Vale ressaltar que esse espetáculo está pela primeira vez numa escola pública em todo Brasil, e escolheu São Gonçalo. Isso mostra o quanto a Secretaria vem trabalhando para buscar cada vez mais a qualidade de ensino para o nosso município”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A diretora Rosana Melo explicou que para receber o espetáculo, toda a escola se mobilizou. “Na verdade, o trabalho começou na semana passada envolvendo toda equipe, desde a direção, professores, coordenadores até os funcionários administrativos. Foram confeccionados cartazes, arranjos, tudo bem colorido e alegre para deixar a escola dentro do clima do bumba-meu-boi e trabalhar com as crianças a questão folclórica, já que estamos no mês do folclore”, conta.

O local escolhido para a apresentação foi um enorme salão, onde as crianças se acomodaram para esperar os atores Claire Luzi e Cristiano Nascimento. Mesmo com o espetáculo em francês, os estudantes que já vêm tendo aulas do idioma desde o ano passado interagiram o tempo todo, participando e prestando atenção a todos os movimentos. O comportamento dos pequenos estudantes não foi surpresa para a diretora da Aliança Francesa de São Gonçalo:

“É extremamente importante poder a França, através do Consulado, da Delegação das Alianças Francesas, oferecer essa oportunidade para que as crianças assistam o espetáculo em francês. Eu tenho certeza que haverá uma grande interação com as crianças”, afirmou Mônica Maria dos Santos.

Em “Boum Mon Boeuf”, os atores cantam, tocam e contam a origem surpreendentemente brasileira da estranha expressão francesa “faire un boeuf” (fazer um boi), usada quando os músicos franceses se encontram informalmente para fazer um som. O espetáculo oferece uma mistura própria e que vai do repertório popular da Córsega ao merengue da Venezuela. Nele, são usados instrumentos como bandolim, triângulo, pandeiro, trombone e até um brinquedo africano.

O diretor cultural da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Thomas Bregeont, disse estar muito feliz com a parceria. “Organizamos uma turnê desse espetáculo com as Alianças Francesas do Brasil. É um espetáculo que trata das culturas brasileiras e francesas, é um intercâmbio cultural. Esse espetáculo já foi apresentado em Belo Horizonte, na Aliança Francesa do Rio, vai viajar para Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Campinas. Essa é a primeira escola municipal com que trabalhamos. Para nós, é muito importante apresentar este espetáculo para as crianças dentro de uma escola. Estamos muito felizes com essa parceria, que é a primeira de muitas que virão”, garantiu Thomas.

Antes de começar a apresentação, a coordenadora de Francês, Dayana Rafael, fez questão de agradecer ao diretor cultural da Aliança Francesa, Thomas Bregeont, e à diretora da Aliança Francesa de São Gonçalo, Mônica Maria dos Santos, pela oportunidade ter o espetáculo na escola. Também agradeceu a presença do secretário Marcelo Azeredo, e dos subsecretários Fernando Peres (Planejamento Educacional), Maurício Nascimento (Infraestrutura), Tatiana Félix (Educação Infantil e Inclusão), Gisele Herdy Dutra (Ações Pedagógicas) e Janaína Nogueira (Pessoal e Formação Continuada).

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga