Início > Desenvolvimento Urbano > MUVI avança no trecho 1 e ciclovia começa a ganhar forma

MUVI avança no trecho 1 e ciclovia começa a ganhar forma

Publicado em:  01/03/2024

Equipes também trabalham na rede de drenagem e pavimentação

Quem passa pelo trecho 1 do projeto de Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) consegue ver que a ciclovia no local está ganhando forma. O trecho 1 liga o bairro de Neves ao bairro do Porto Velho. O MUVI tem como objetivo a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, 13 bairros e 32 estações. O projeto também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

O prefeito Capitão Nelson acompanha diariamente o avanço das obras. “O MUVI é o maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade e ver a construção da ciclovia avançando é algo que mostra que estamos no caminho certo. Queremos que o gonçalense tenha mais qualidade de vida. Esse projeto foi desenvolvido junto com o governador Cláudio Castro e com o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas”, disse.

As intervenções do MUVI estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades. A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras. O investimento do projeto é de mais de R$ 280 milhões.

O secretário das Cidades, Douglas Ruas, comentou sobre o progresso da ciclovia. “O MUVI chega para transformar a dinâmica urbana da cidade de São Gonçalo, sendo a ciclovia seu grande diferencial. A bicicleta será um modal de transporte integrado ao sistema de transporte público. Sem contar que se trata de uma meio de transporte sustentável, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população gonçalense”, afirmou.

O estudante de Logística Caio Almeida, de 25 anos, morador do Vila Lage, destacou a importância da ciclovia para a segurança dos ciclistas. “Gostei muito quando vi que a obra do MUVI teria ciclovia porque vai trazer mais segurança para tantas pessoas que utilizam a bicicleta aqui na região. Fiquei muito feliz ao ver a obra saindo do papel, nunca imaginei que meu bairro teria uma ciclovia”, disse.

Além da ciclovia, cerca de 4 km da área do projeto já foi pavimentada. No trecho 1, a pavimentação foi feita entre as ruas Luiz Aguiar e Avenida Canal, no Porto Velho. Grande parte do trecho 2 também já foi asfaltada. Com isso, foi concluída 10% da pavimentação do corredor expresso.

Os trechos 1 (Neves – Porto Velho), 2 (Porto Velho – Camarão), e 3 (Região Central) estão em obras. A intervenção vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta à outra da cidade.

Ciclorrota – Ainda focando no incentivo ao uso de bicicletas para a população gonçalense, a Prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria de Estado das Cidades estão desenvolvendo a ciclorrota. O objetivo do projeto é criar um caminho de 4,4 km de extensão que ligará a Praça Getúlio Vargas, no bairro do Rocha, à Praça Chico Mendes, no bairro Raul Veiga. O foco será a passagem de bicicletas. A obra ocorre na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Uma parte da ciclorrota já foi concluída na frente da Arena São Gonçalo. Quem utiliza o local, já comemora a ideia do projeto. É o caso do frentista Ari Rodrigues, de 49 anos. “Eu passo aqui todo dia para trabalhar e é ótimo. Tá muito bom esse projeto! Estou animado para vê-lo concluído. Antes, eu tinha que passar no meio da rua, correndo perigo por causa dos carros. Espero que projetos como esse cresçam em São Gonçalo”, disse o morador do Coelho.

O projeto prevê a mudança da paisagem local, incentiva o uso de bicicletas e a diminuição da emissão de gases poluentes, além de reordenar o trânsito. Um dos trechos da obra, próximo da Praça Chico Mendes, está passando por serviços de demolição e execução de novas calçadas.

A ciclorrota tem previsão de conclusão em setembro deste ano. A intervenção total tem um investimento de mais de R$ 12 milhões e quase 50% das obras já foram concluídas.

Foto: Renan Otto e Julio Diniz