Início > Saúde > Nasf realiza tratamento pós AVC

Nasf realiza tratamento pós AVC

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/05/2017

Um acidente vascular cerebral (AVC) pode gerar graves sequelas, como paralisia e dificuldades de fala. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizam, toda terça-feira, às 15h, na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, o grupo terapêutico de tratamento ao AVC.

Um dos pacientes é o auxiliar de serviços gerais, José Carlos Gomes, 66 anos. Com o diagnóstico de AVC em outubro de 2016, entre as sequelas ficou o problema no braço direito e na fala.

“Nós não temos dinheiro para que ele faça o atendimento particular. Temos percebido melhorias e isso é excelente. Ele fica muito ansioso nos dias em que tem que vir fazer as atividades”, explica Ana Maria Barbosa, esposa de José.

Segundo o fisioterapeuta do Nasf, Rodrigo Rodrigues, a recuperação após o AVC vai depender de alguns fatores, como a área afetada e o tamanho da lesão.

“É impossível deixar a pessoa com a mesma mobilidade de antes do AVC, porque houve uma lesão, mas trabalhamos para que ela volte a ser independente. É o que chamamos de reabilitação funcional”, explica.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content