Assistência Social
Gonçalenses aprovam a Feira do Empreendedorismo Feminino
18/11/2025
Programa Lidera Mulher transforma vida de empreendedoras
Com o intuito de criar independência financeira e fazer de um talento uma fonte de renda, milhares de mulheres participam do Programa Lidera Mulher, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo. É o caso das artesãs Adriana Asta e Mídria Tôso e da confeiteira Monik Brito, que, atualmente, trabalham apenas com os seus próprios negócios.
A artesã Mídria Tôso, da região Jardim Fluminense, começou a produzir itens com miçangas para uso próprio, até que as pessoas próximas começaram a pedir peças parecidas. Com esse incentivo, ela se inscreveu no Lidera Mulher e hoje a sua loja de bolsas e acessórios artesanais, a Midy Girl, é a sua única fonte de renda.
“Quando as primeiras pessoas me pagaram por colares, eu vi que poderia ser um negócio. Soube do Lidera pelo Instagram e não pensei duas vezes em participar. Eu sabia o básico sobre vendas, mas com o curso, soube muito mais sobre o mercado”, contou Mídria.
Moradora do bairro Monjolos, a artesã Adriana Asta, de 57 anos, conheceu a produção de artes com pneus reciclados e começou a praticar, após passar por um problema de saúde. Com apoio do seu marido, Luciano Agnelo, 50, Adriana soube do Lidera Mulher e virou a chave de sua vida.
“Após a participação no curso, eu abri minha mente. Fui CLT por muitos anos e, por conta da saúde, fiquei afastada. Com o curso, os pneus deixaram de ser um hobby e passaram a ser minha profissão,” destacou.
Depois do programa, Adriana participou, com sua oficina Artdrillu, de exposições aprovadas pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc. A artesã já produziu artes com mais de 700 pneus e se inscreveu no projeto Impacta, do Sebrae, ficando entre os dez melhores projetos de sustentabilidade e inclusão.
A JP Delícias é a marca da confeiteira Monik Brito, de 37 anos, que está participando da atual turma do Lidera Mulher. A empreendedora transformou o seu sonho em trabalhar com a culinária em realidade.
“O curso mudou a minha mentalidade, hoje já sei como me posicionar com os clientes. Ele está tirando todas as dúvidas sobre o gerenciamento, fluxo de vendas e reconhecimento de marca. Hoje eu sou uma empreendedora gonçalense”, afirmou.
A capacitação é uma iniciativa da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sebrae. O curso oferece aulas voltadas ao empreendedorismo, como gestão de negócios, finanças, marketing digital, liderança e inovação e orientações sobre MEI.



Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho/ Jorge Lima
Notícias relacionadas
Mais Acessados