Início > Assistência Social > Noite de Municipal lotado e homenagens no esporte e cultura

Noite de Municipal lotado e homenagens no esporte e cultura

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/11/2023

São Gonçalo realizou a primeira edição do Troféu Zizinho

A noite de sexta-feira (10) no Teatro Municipal de São Gonçalo foi de celebração às personalidades da cultura e do esporte, com a primeira edição do Troféu Zizinho. A premiação foi realizada pela Prefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social e Turismo e Cultura, com apoio do Conselho de Defesa Dos Direitos do Negro e Promoção de Igualdade Racial e Étnica de São Gonçalo.

Personalidades que fazem a diferença na cultura, no esporte e carregam o nome de São Gonçalo por onde passam foram homenageadas na noite desta sexta-feira, com clima de grande emoção na primeira edição do Troféu Zizinho.

“Que bom que estamos vivendo esse novo marco em São Gonçalo! Esse evento é de grande importância para a cidade, porque recebe o nome de um grande atleta gonçalense, que foi o Zizinho e também por valorizar o que nós temos de melhor no município, com destaques das artes e esportes que fizeram história, levando o nome da cidade por onde passaram”, disse o vice-prefeito, Sérgio Gevú.

Sob grande comoção, a filha do atleta Zizinho, Kátia Marins, recebeu o primeiro troféu da noite, entregue pelo vice-prefeito Sérgio Gevú, bem como sua neta Simone Da Silva Marins e bisnetas, Maria Eduarda Marins de Souza e Raquel Souza Netto Guedes.

“ A família está honrada por essa grande homenagem ao meu avô, porque é um tremendo evento, que leva o nome dele, que é da cidade de São Gonçalo e usar coo troféu desse grande projeto. Temos muito a agradecer à Secretaria de Cultura, Assistência Social e de Esporte e Lazer”, disse Simone Marins, neta do jogador Zizinho.

A importância da primeira edição do Troféu Zizinho foi destacada no evento.
“Agradeço ao Prefeito Capitão Nelson por me dar essa oportunidade de fazer pelo esporte da nossa cidade. A iniciativa da Promoção de Igualdade Racial foi realizada em parceria com a Cultura e a Secretaria de Esporte e Lazer. Decidimos pelo nome do Zizinho, porque levou o nome da nossa cidade nacionalmente e internacionalmente”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto.

“É motivo de alegria ver esse espaço lotado. A cultura gere esse espaço com muito carinho e vê-lo lotado é motivo de muita felicidade. Precisamos sempre celebrar as pessoas que fizeram por são Gonçalo. São Gonçalo não é lugar de carência, é lugar de potência”, completou a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.

Quatro grandes representantes da cultura e do esporte gonçalense receberam as primeiras homenagens da noite: o cantor Altay Veloso, Nicilda da Silva, a Tia Nicilda, personagem histórica da Porto da Pedra, o diretor, escritor e produtor cultural, Ivan de Oliveira e Sonia Lobumba, a primeira bailarina negra da cidade de São Gonçalo.

Outras personalidades gonçalenses receberam homenagens nesta sexta-feira, como a lenda do handebol gonçalense, Zezé Sales, a cantora Azzy, Mãe Márcia D’Oxum, os atletas de jiu-jitsu, Anna Amassa Pão e Ravi Cavalo Doido , Bi-Campeão mundial em Abu Dhabi, a coreógrafa Bia Barros, entre outros.

A noite também contou com apresentação da bateria da Unidos do Porto da Pedra e uma exposição o hall do teatro da artista Nabru, com referências às lutas por igualdade racial.

Troféu Zizinho

A premiação leva o nome do jogador de futebol gonçalense Tomás Soares da Silva, conhecido como Zizinho, um dos maiores nomes da modalidade do século XX. Nascido em Neves, no dia 14 de setembro de 1921, Zizinho é considerado por muitos especialistas do esporte como o maior jogador brasileiro antes da era Pelé. O gonçalense atuou em grandes clubes como Flamengo e São Paulo, chegando a vestir a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950. Zizinho morreu em fevereiro de 2022, vítima de problemas do coração.

Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content