Início > Desenvolvimento Social > Novas estratégias para atendimentos de pessoas que necessitam de acolhimento institucional

Publicado em:  12/03/2020

Coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da coordenação do serviço de Acolhimento Institucional, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estiveram reunidos nesta terça-feira (10), no auditório da Guarda Municipal, em Venda da Cruz. O encontro teve como objetivo promover uma articulação entre os serviços para a construção de um novo fluxo de atendimento e encaminhamento de adultos e idosos que necessitam de acolhimento institucional.

São Gonçalo conta atualmente com quatro instituições de acolhimento conveniadas à SMDS. Durante o encontro foram discutidas novas estratégias e ideias de renovação para oferecer um atendimento com mais qualidade para as pessoas que chegam aos Cras e Creas por demanda espontânea ou através de encaminhamento para essas instituições de acolhimento.

Além de garantir proteção integral, o Acolhimento Institucional tem como objetivo contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, buscando restabelecer os vínculos familiares e sociais.

“Trazer esse tema para a discussão junto aos nossos profissionais visa fortalecer o que sempre priorizamos na nossa gestão, que é o atendimento de forma qualificada e personalizada à população que chega aos nossos equipamentos. Buscamos, da melhor maneira, estudar e avaliar cada situação, respeitando o fluxo necessário para a efetivação do acolhimento”, ressalta Sandra Valéria Britto, subsecretária da Proteção Social Básica.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS