Início > Meio Ambiente > Novas frentes atuam na limpeza de rios

Novas frentes atuam na limpeza de rios

Publicado em:  31/08/2022

Parceria com governo do Estado possibilita ‘Limpa Rio’ em todo o município

O Rio Coelho, um dos afluentes do Rio Alcântara, recebeu limpeza em mais um trecho.  O serviço está sendo realizado pelo programa Limpa Rio, que é uma parceria do Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). As equipes estiveram nesta semana na Rua Tiago Cardoso, com serviços de limpeza nas margens e espelho d’água, para evitar transtornos ocasionados por alagamentos.

“É importante que tenhamos o Estado atuando em parceria com nosso município. Isso garante serviços como esses. Nossa cidade é atingida por enchentes em períodos chuvosos e o prefeito Capitão Nelson encaminhou essa solicitação de parceria para o Limpa Rio atuar em São Gonçalo”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

A professora Raquel Benevides, de 35 anos, moradora da Rua Tiago Cardoso,  disse que há anos os moradores da região aguardam essa limpeza.

“Aqui o pessoal joga muito lixo. A Prefeitura limpa tudo, mas eles colocam lixo de novo nesse terreno. Com o vento, com as chuvas, esse lixo acaba caindo no rio. E essa rua enche sempre que chove forte. Essa limpeza ajuda muito, principalmente para quem mora aqui no entorno”, disse.

Os rios Marimbondo, Imboaçu e Brandoas também seguem passando por limpeza em diversos trechos.

Foto: Renan Otto