Início > Planejamento e Projetos Especiais > Novas turmas de cursos profissionalizantes formadas em São Gonçalo

Novas turmas de cursos profissionalizantes formadas em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/10/2021

Cursos gratuitos são oferecidos por parceria entre Prefeitura e Firjan Senai

A parceria entre a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais com a Firjan Senai já está rendendo frutos. Nesta quinta-feira (7), 88 alunos dos cursos profissionalizantes de técnicas de doces finos, fabricação de salgadinhos, informática para área administrativa e montagem e manutenção de computadores, oriundos desta parceria, se formaram em cerimônia solene realizada no Teatro Municipal de São Gonçalo. 

“Nosso governo enfrenta um grande desafio, que é trazer empresas para São Gonçalo, que ao longo dos anos saíram da cidade por falta de incentivo. E já estamos conseguindo, como a instalação da Magazine Luiza e do Assaí Atacadista no nosso município. Para isso precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas. Por isso, é de grande importância essa parceria com a Firjan Senai.  Posso garantir que vamos nos esforçar para proporcionar um local de trabalho para esses jovens”, afirmou o prefeito Capitão Nelson. 

“O município de São Gonçalo vai estar sempre de portas abertas para firmar parcerias que beneficiem a população, assim como essa com a Firjan Senai que está formando jovens talentos da nossa cidade. Que esses formandos se sintam privilegiados pelo certificado de excelência que receberam através de um curso totalmente gratuito. Agora, nosso desafio, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é encaminhar esses jovens para o mercado de trabalho”, declarou o secretário de Projetos Especiais e Gestão Integrada, Douglas Ruas. 

Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda, para que possa desenvolver a qualificação profissional e facilitar o ingresso no mercado de trabalho. 

“Hoje em dia, muitas pessoas começam os cursos mas não terminam, e esses jovens que concluíram o curso profissionalizantes já estão à frente de muitos candidatos que não têm uma qualificação de excelência como essa oferecida, principalmente em um cenário tão concorrido que é o mercado de trabalho. Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estamos dispostos a auxiliar esses jovens a entrar no mercado de trabalho, através das nossas agências do Sine”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Picanço. 

De acordo com representantes da Firjan Senai, os certificados dos cursos representam uma empregabilidade de cerca de 90%. “Fico muito feliz em ver esses alunos se formando, após um período de muita garra e comprometimento durante o tempo em que se dedicaram aos estudos neste período de pandemia. Gostaria de vê-los o mais breve possível no mercado de trabalho”, disse Bruno dos Santos Aguiar, coordenador operacional de educação profissional. 

Representando a Firjan Senai, também estiveram presentes o gerente operacional regional, Ricardo Pereira, e o gerente executivo regional, Anderson Carolo.

Em breve, a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais vai anunciar novas vagas para cursos profissionalizantes voltados para a população gonçalense.

Autor: Ascom
Foto: Rafa Corrêa
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content