Início > Desenvolvimento Econômico > Números confirmam alta do desenvolvimento econômico em São Gonçalo

Números confirmam alta do desenvolvimento econômico em São Gonçalo

Publicado em:  24/12/2021

Abertura de empresas e vagas de emprego com crescimento na cidade

A retomada traduzida em números. O avanço da vacinação da covid-19 e ações da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, permitiram um salto de quase 200% no saldo de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), se comparado 2021 com o ano passado. Se em 2020 o saldo negativo foi de – 3.699, na atual gestão, o resultado foi positivo para 3.662 novos postos de trabalho.

Com relação ao atendimento na Casa do Empreendedor, mais uma goleada. Em 2020 foram registrados 2.112 atendimentos, já em 2021, impressionantes 9.928 pessoas passaram pelo saguão da instituição, o que representa um aumento 370%.

Duas importantes ações ajudaram a puxar a curva do empreendedorismo na cidade. O incentivo para abertura de MEI e a concessão de alvarás diretamente na Casa do Empreendedor. Em 2021, foram abertos 558 MEIs na cidade. Já com relação aos alvarás, foram liberados nada menos que 3.259.

Esse novo cenário foi construído com parcerias, como a firmada em fevereiro, quando o prefeito Capitão Nelson assinou o termo de adesão com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para desburocratizar a emissão de alvará para empresas classificadas como baixo risco. Outra importante ação rumo ao crescimento do setor na cidade foi a parceria com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio). O acordo, que possibilita crédito com juros de 0,25% ao mês, tem tudo para ser uma das grandes ferramentas para fomentar a economia.

“Trabalhamos muito e com alta demanda durante todo o ano, mas essas parcerias com o Governo do Estado foram fundamentais para o setor econômico da cidade. Com essas ações conseguimos trazer pequenas e grande empresas para o nosso município, gerando emprego e renda para a nossa gente. Vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais a economia de São Gonçalo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço.