Início > Saúde > Nutricionistas participam de palestra no lactário municipal

Nutricionistas participam de palestra no lactário municipal

Publicado em:  28/02/2019

Nutricionistas atuantes em diversos setores da rede municipal de saúde, participaram na tarde da última terça-feira (26), de palestras que tiveram como tema “O impacto da proteína na alimentação dos lactentes” e “As diferenças das fórmulas infantis”, no Lactário Municipal, localizado no Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto.

“Além do crescimento, as proteínas cumprem funções na estrutura do corpo, como articulações, cartilagens, cabelos e unhas, funções reguladoras, sistema de defesa e controle da circulação do bebê. As proteínas ingeridas nesta fase irão beneficiar o bebê até a vida adulta, pois serão completamente utilizadas nas quantidades especificas de cada fase dos primeiros mil dias de vida”, explica a palestrante da Nestlé, Cristiane de Paula

No período de um ano de atuação, completados em janeiro, foram distribuídos no lactário, 70 mil frascos de fórmulas lácteas para unidades como o Pronto Socorro Infantil e a Maternidade Municipal Dr Mário Niadjar. O aleitamento com fórmula segue livre demanda e será oferecido ao recém-nascido sempre que apresentar sinais de fome de pouco em pouco. A quantidade de leite varia conforme o peso e a idade de cada criança.

“Estamos fechando o primeiro mês de 2019 com a média de 6 mil frascos. As fórmulas são diferentes entre si para atender as exigências nutricionais de cada fase do desenvolvimento de um bebê e, por isso, seu uso deve ser sempre recomendado por um pediatra ou nutricionista”, conta o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

De acordo com a coordenadora do lactário, Rafaella Hoffman, são disponibilizadas diferentes tipos de fórmulas. “Utilizamos fórmulas pra prematuros, sem lactose, hipoalergênicas, a base de soja, entre outras”, explica a nutricionista.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista