Início > Cultura e Turismo > O Espiritismo através da arte

O Espiritismo através da arte

Publicado em:  15/04/2019

Até o dia 30 de abril, a galeria Casa das Artes, em São Gonçalo, estará exibindo a 2ª Mostra de Arte e Cultura Espírita de São Gonçalo – O Poder Transformador da Arte na Doutrina Espírita. A iniciativa reúne pinturas, gravuras, literatura e instalações voltadas ao tema. Uma oportunidade imperdível para conhecer um pouco da história que vem marcando épocas no decorrer da humanidade. A entrada é gratuita e a mostra é indicada para todas as idades. Iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, através da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg).

Recheada de elementos e ícones da cultura espírita, a exposição foi preparada em menos de um mês e oferece aos visitantes um passeio através de diferentes períodos históricos para contar alguns trechos da saga em busca da compreensão sobre o espiritismo. Ao longo dos séculos sempre dividiu opiniões e, enquanto uns simplesmente ignoravam, outros tentavam compreender.

Diretor de Arte e Cultura Espírita de São Gonçalo e diretor de Comunicação Social do 37º CEU (Conselho Espírita de Unificação), também conselheiro do EEFRA (Espaço Espírita Fraternidade), o curador da mostra, Marcelo Gonzales, destaca o cuidado de apresentar todas as obras aos visitantes.

“Sempre temos recepcionistas voluntários – das 8h30 às 20h30. Ao entrar na Casa das Artes, os visitantes são recebidos por uma pessoa, que os guiará explicando o que representa cada obra presente no salão da galeria”, ressalta Marcelo.

Entre as obras que podem ser vistas estão instalações, a exemplo de uma logo na entrada, com uma mensagem de Chico Xavier, Um quadro enorme de Alan Kardec, entre muitas outras criações artísticas.

“A produção apresenta um conteúdo muito sério e responsável nessa mostra. Mistura arte, história e um pouco do comportamento da humanidade sobre o tema. Todos estão convidados e sugiro que não percam”, diz o presidente da Fasg, Carlos Ney Ribeiro.

Palestras e outras atividades – também gratuitas – estão abertas aos visitantes.
Confira a programação:

Dia 13/04, 18h30 – Palestra com Marcus de Mário: O Espiritismo e os Problemas Humanos.

Dia 14/04, 18h – Sarau Poético com Glaucio Cardoso, da Abrarte (Associação Brasileira de Artistas Espíritas).

Dia 21/04, 18h – Palestra sobre Comunicação Social com Christiane Drux (diretora de Comunicação Social do Conselho Espírita do Rio de Janeiro – CEERJ).

Dia 24/04, 21h – Palestra com Wagner de Assis (diretor dos filmes “Nosso Lar” e “Kardec”).

Dia 27/04, 19h – Palestra sobre arte espírita com Caíque Assunção (diretor da Cia. Teatral Mensageiros).

Dia 28/04, 18h30 – Gravação do programa Falando de Arte (especial da mostra de arte com toda equipe do programa).

Apoio: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Fundação de Artes de São Gonçalo, CEERJ, FEB, Rádio Rio de Janeiro, Correio Espírita, Ponte Cultural, Sandrin Planejados, Falando de Arte e Melodias do Bem.

A Casa das Artes está funcionando em horário especial para a mostra – das 8h30 às 20h30, todos os dias da semana, e a entrada é gratuita. O espaço cultural fica na Rua Cel. Moreira César, s/nº, Centro, São Gonçalo.

Foto: Jonas Guimarães