Início > Desenvolvimento Urbano > Obras da ciclorrota transformam a Avenida Jornalista Roberto Marinho

Obras da ciclorrota transformam a Avenida Jornalista Roberto Marinho

Publicado em:  07/05/2024

Espaço destinado a ciclistas terá mais de quatro quilômetros de extensão

Os gonçalenses que trafegam pela Avenida Jornalista Roberto Marinho conseguem ver as transformações das obras da ciclorrota, que irá formar uma área exclusiva ara ciclistas de 4,4 quilômetros de extensão, ligando a Praça Getúlio Vargas, no Rocha, até a Praça Chico Mendes, no Raul Veiga. A ciclorrota terá aproxidamente 1,60 metros de largura. As calçadas ao redor também estão sendo revitalizadas, com um padrão de altura e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs).

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Uma parte da ciclorrota já foi concluída na área em frente à Arena São Gonçalo.

O secretário das Cidades, Douglas Ruas, falou sobre a importância do avanço das obras para São Gonçalo. Ele era o responsável pela Semgipe quando o projeto da ciclorrota foi elaborado.

“Esse projeto reflete o cuidado do governador Cláudio Castro com a população de São Gonçalo. Não vamos medir esforços para entregar o quanto antes essa obra que vai levar ao morador da cidade mais mobilidade com sustentabilidade e segurança no trânsito”, destacou.

O prefeito Capitão Nelson também confia que o projeto vai transformar a vida do gonçalense. “Estamos incentivando as pessoas a andarem mais de bicicleta. A ciclorrota é um desses projetos, além do MUVI, que também tem ciclovia. O trabalho na ciclorrota segue avançando dia após dia e agradeço ao governador Cláudio Castro pela ajuda”, afirmou.

Além da construção da ciclorrota, as obras de revitalização das calçadas no sentido Rocha, que ficam do lado oposto da rua por onde a ciclovia passará, também estão progredindo. As intervenções visam criar calçadas com o padrão de altura de 15 centímetros (com exceção de frentes de loja, onde as calçadas terão cinco centímetros, e garagens). Antes desse padrão, as calçadas do local tinham diversas alturas. Rampas de acessibilidade também estão sendo projetadas nas novas calçadas.

A atendente Gisele Ferreira, de 34 anos, mora e trabalha na Avenida Jornalista Roberto Marinho. Ela disse que não conhecia o projeto da ciclorrota, mas está gostando do desenvolvimento da obra.

“Eu acho que está ficando boa e está revitalizando as calçadas. Então, já melhorou muito para nós. Também soube das rampas de acessibilidade que estão sendo feitas nas calçadas e achei ótimo para as pessoas com deficiência. Com certeza, a ciclorra vai incentivar as pessoas a andarem mais de bicicleta. Eu mesma adoro andar de bicicleta, mas tenho medo dos carros. Com a ciclovia, acho que o local dos ciclistas vai ficar mais delimitado e poderemos andar melhor. Vou poder vir ao trabalho de bicicleta, vai ser ótimo”, opinou.

O projeto prevê a mudança da paisagem local, incentiva o uso de bicicletas e a diminuição da emissão de gases poluentes, além de reordenar o trânsito. A ciclorrota tem previsão de conclusão para setembro deste ano.

Foto: Luiz Carvalho