Início > Desenvolvimento Urbano > Obras de contenção dão mais segurança a áreas de risco

Obras de contenção dão mais segurança a áreas de risco

Publicado em:  13/01/2023

Gradim, Maria Paula e Novo México na lista de intervenções

A Prefeitura de São Gonçalo mantém a atenção voltada para locais com risco de desabamento. Desde o início da atual gestão, equipes trabalham para minimizar os riscos à população. Até o momento, são três obras em andamento e uma já entregue.

A primeira intervenção aconteceu no bairro Gradim, na Rua Piauí. Em setembro de 2021, depois de três anos passando por um processo de erosão, o local recebeu obras de contenção de encosta. As equipes fizeram o estaqueamento da cortina atirantada e de mureta estaqueada, que são técnicas utilizadas para evitar a erosão e proteger o solo. Uma obra muito esperada pelos moradores.

Em meados de 2022, foi iniciada a obra de drenagem e estabilização de talude na Rua Frederico Malasherbes Figueiredo, no bairro Maria Paula. Após o terreno ceder, fazendo com que parte da via deslizasse, as equipes reconstruíram a rede de águas pluviais, além de construir um novo calçamento.

No mesmo período, as equipes começaram, na Estrada da Fazendinha e na Rua Expedicionário Sargento Felix Marqueti, no bairro Novo México, as obras de contenção, urbanização, drenagem e pavimentação.

A obra mais recente iniciada é a do bairro Pita, na Rua Henrique Bento Espinosa. A intervenção está sendo realizada em uma parte da via que cedeu devido a ações do tempo. Além disso, o local também receberá intervenções de urbanização, drenagem e pavimentação.

A previsão é realizar uma contenção de cortina atirantada em concreto, com solo grampeado e concreto projetado. Ou seja, a técnica utilizada vai impedir desabamentos de terra, dando estabilidade ao terreno e segurança às construções ao redor.

Foto: Renan Otto