Início > Desenvolvimento Urbano > Obras de drenagem avançam em mais três bairros

Obras de drenagem avançam em mais três bairros

Publicado em:  06/02/2024

Intervenções vão combater os alagamentos e beneficiar mais de 10 mil pessoas

As obras de infraestrutura nos bairros Mutuaguaçu, Mutuá e Porto do Rosa seguem a todo vapor. Nesta terça-feira (6), estão sendo colocadas manilhas na Rua Guimarães Passos, no Porto do Rosa. Essas manilhas serão responsáveis pelo processo de drenagem no local, que vai combater os alagamentos crônicos. Ao todo, a expectativa é de que as intervenções beneficiem mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.

O eletricista Marlon Oliveira, de 53 anos, mora no local há 20 anos e tem uma oficina mecânica na região. Ele já teve prejuízos graves com os alagamentos no bairro. “Se fizerem como estão prometendo, vai ser ótimo. Vai melhorar para todos! Aqui, já teve gente que se mudou por causa dos alagamentos. A água ultrapassa um metro de altura quando chove. Eu já perdi um carro porque a rua encheu e já perdi carros de clientes na minha oficina também. A gente nunca teve esse tipo de obra aqui”, afirmou.

O pacote de obras inclui macro e microdrenagem de águas pluviais, pavimentação, meios-fios, passeios e sinalização viária horizontal e vertical em 14 ruas dos bairros Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa, englobando mais de 3,8 quilômetros de extensão. O prazo de duração desta obra é de 12 meses. O investimento total é de mais de R$ 38 milhões.

Os logradouros que receberão as intervenções são Avenida Paula Lemos (parte), e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luís, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira e uma via sem nome.

A intervenção integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), para definir as prioridades para a utilização dos recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae e de outras fontes de recursos extraordinários

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também já realizou obras de drenagem em cerca de 130 vias de 10 bairros desde o início da atual gestão. Ao longo dos últimos meses, bairros como Boaçu, Vista Alegre, Sacramento, Pacheco, Ipiíba, Santa Luzia, Marambaia, Colubandê, Guaxindiba e Monjolos receberam obras de infraestrutura que estão mudando a vida de gonçalenses e dando fim a problemas crônicos de alagamentos.

Foto: Renan Otto