Início > Projetos Especiais > Obras do MUVI começam no bairro Patronato

Obras do MUVI começam no bairro Patronato

Publicado em:  12/06/2023

Intervenções irão revitalizar corredor viário entre Neves e Guaxindiba

As obras para a construção do corredor viário que vai ligar Neves a Guaxindiba, numa parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o governo estadual, começaram nesta segunda-feira (12). As intervenções do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) iniciaram no bairro Patronato. com a interdição da Rua Jaime Figueiredo, no trecho entre as ruas Maria Rita e Paul Leroux. O bloqueio acontece de segunda a sexta-feira. das 7h às 17h.  O prefeito Capitão Nelson esteve no local para acompanhar de perto as intervenções.

“O gonçalense só vai sair ganhando com essa obra. Além de um transporte público com mais segurança e rapidez, teremos toda uma intervenção urbanística com praças, paisagismo, deixando a cidade mais bonita e com espaços públicos para a população aproveitar”, disse o prefeito.

A interdição parcial acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes, e fica proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão do trecho. Veículos que estiverem estacionados irregularmente estão sujeitos à remoção para o pátio.

Apesar de ter acontecido um ensaio da interdição da rua, alguns moradores ficaram surpresos quando viram as máquinas chegando. “Obra sempre causa transtorno, mas vai ser por uma coisa boa. Vai ficar ótimo, vai ter até ciclovia. Vai ser só benefício quando estiver pronto”, disse o engenheiro José Emannuel Victorino, de 37 anos, morador da Rua Maria Rita.

A construção do MUVI vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta a outra da cidade. Com investimento de R$262.184.615,51 o projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Serão seis ramais ( Neves-Porto Velho, Porto Velho-Camarão, Região central da cidade, Estrela do Norte-Trindade, Trindade-Alcântara, Jardim Catarina-Guaxindiba.

A obra será executada pelo governo do Estado do Rio. À Prefeitura de São Gonçalo coube a parte das indenizações a serem pagas em decorrência das desapropriações de imóveis ao longo da antiga linha férrea. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado.

Foto: Renan Otto