Início > Desenvolvimento Urbano > Obras em nova unidade de saúde avançam no Boa Vista

Obras em nova unidade de saúde avançam no Boa Vista

Publicado em:  28/09/2022

Novo equipamento será entregue no primeiro trimestre de 2023

Em três meses de obras, já é visível a evolução da construção que vai abrigar os pacientes dos atuais postos de saúde do bairro Boa Vista: José Bruno Neto e Jair Arantes da Cruz. Com o primeiro pavimento com a alvenaria pronta e o piso do segundo andar, já é possível ver a estrutura que será a nova unidade de saúde. As obras no terreno, que é de propriedade da Prefeitura de São Gonçalo, seguirão todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, a unidade do Boa Vista terá ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras. A expectativa é que o novo equipamento seja entregue no primeiro trimestre de 2023.

Com dois andares, a nova unidade terá quatro consultórios, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios odontológicos, salas de vacina, inalação, curativo, procedimentos, coleta de sangue, multiuso, estoque, farmácia, fisioterapia, administração, recepção e duas de espera – uma em cada andar.

O espaço terá capacidade para atender 12 mil pessoas com três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atualmente atendem nas duas unidades de saúde e são compostas por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. A unidade ainda contará com dentistas, ginecologistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas.

Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis, entre eles pré-natal, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase, grupo de apoio à amamentação e controle do tabagismo. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

Foto: Fabio Guimarães