Início > Transportes > Obras na Praça do Colubandê estão a todo vapor

Obras na Praça do Colubandê estão a todo vapor

Publicado em:  26/03/2024

Intervenções vão revitalizar o espaço e melhorar o trânsito

As obras na Praça do Colubandê seguem avançando. O local está passando pelo estágio final da demolição, no qual estão sendo retiradas as estruturas da praça antiga, para que a nova e revitalizada ganhe espaço. O objetivo do projeto, além da entrega de uma nova área de lazer, é melhorar o fluxo de veículos no bairro.

As obras no local tiveram início no final de fevereiro e possuem um prazo de conclusão de 180 dias. As intervenções no espaço vêm sendo executadas pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo.

Para os moradores, a nova praça é motivo de celebração. “Vai se tornar um ótimo espaço de lazer, né? Eu já morei em São Gonçalo, mas não moro mais. No entanto, venho aqui porque minha filha mora na Água Mineral com minha neta e já estou observando as mudanças na praça, que estava abandonada. Eu acho que vai ser um local para as crianças brincarem e eu também com certeza vou vir aqui para fazer ginástica com os equipamentos novos que vão instalar”, contou o aposentado Paulo Jorge Egídio, de 78 anos.

O projeto da obra surgiu a partir do Plano Estratégico Novos Rumos e foi elaborado pelas secretarias de Transportes e de Gestão Integrada e Projetos Especiais. A nova praça, que segue os moldes do projeto Praça Renovada, terá um playground, academia para o idoso, paraciclos, o primeiro ParCão (focado nos pets) do município, área para foodtruck, arquibancada, mobiliários e outros.

As pessoas em situação de rua que ocupavam a praça foram informadas sobre o projeto através de uma ação conjunta entre as Secretarias de Assistência Social e de Políticas sobre Álcool e Drogas na última semana. Na ocasião, foram informadas sobre o atendimento disponível no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

As palmeiras que ficavam na praça foram retiradas pelo Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Conservação. De lá, as árvores foram replantadas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, na obra do polo de autopeças do Jardim Alcântara e às margens da RJ-104.

Foto: Renan Otto