Início > Ordem Pública > Observatório de Segurança Pública garante mapeamento em áreas de São Gonçalo 

Observatório de Segurança Pública garante mapeamento em áreas de São Gonçalo 

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/05/2022

Setor é responsável pela estruturação das ações de patrulhamento

A Secretaria de Ordem Pública implementou um serviço diferenciado na área de análise de dados produzidos pelos órgãos de segurança municipal de São Gonçalo. Para organizar e administrar os resultados obtidos, a pasta criou o Observatório de Segurança Pública, que é responsável pelo monitoramento e implementação de ações que tragam soluções e garantam resultados positivos na área. A iniciativa foi implementada a partir da estruturação elencada no Plano Municipal de Segurança Pública. 

O novo serviço permite o mapeamento de atividades em áreas críticas afetadas pelas ações de criminosos, possibilitando o estudo mais apurado, sendo possível uma estruturação mais eficaz na distribuição do policiamento. Além disso, o observatório dará assistência e atenderá a ações da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), buscando aprimorar as atividades executadas, trazendo ainda mais transparência aos trabalhos e resultados efetuados pela pasta. O observatório atua desde dezembro de 2021 e já realiza todo o procedimento de coleta de dados. 

“O observatório já vem desempenhando um papel de modernização das formas de registros das atividades da Guarda Municipal. Essa organização permite conhecer e planejar melhor as atividades desempenhadas pela corporação. É necessário renovar as formas de apontamento para melhor controle e produção de resultados”, afirmou o coordenador do Observatório de Segurança Pública, Dolph Ferreira Costa.

Através desse setor, é realizado o monitoramento e controle dos índices de criminalidade, resultados obtidos através da Operação São Gonçalo Presente e a interligação entre o 7º Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo. O sistema para registros de ocorrências da Guarda Municipal, que foi implementado em fevereiro deste ano, faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo observatório. 

A coleta de dados dos índices de criminalidade tem sido registrada mensalmente no banco de informações da Secretaria de Ordem Pública. Esse trabalho minucioso garante o arquivamento de informações, permitindo que seja feita a busca quando necessário.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content