Início > Desenvolvimento Social > Oficina de Dança traz benefícios para usuárias do Cras Salgueiro

Oficina de Dança traz benefícios para usuárias do Cras Salgueiro

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/10/2019

Estudos e pesquisas já confirmaram que quem dança é mais feliz. E a turma da Oficina de Dança do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Salgueiro comprova a afirmação. Todas as quintas-feiras, durante uma hora de aula, as alunas acompanham os passos e movimentos da professora Luciana Faria da Cruz, que desde 2017 ensina as mais diversas coreografias, de ritmos variados, para o grupo que abrange todas as faixas etárias. No mês em comemoração ao Outubro Rosa, a profissional realizou uma aula especial, com todas as alunas vestidas de rosa, alertando sobre a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção.

“Desde nova eu sempre fiz aulas de dança. Quando precisei me afastar, fiquei em depressão e foi ela que me livrou dessa doença. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, a dança é um curativo para alma e durante esse tempo que estou no Cras, vi a evolução de muitas alunas que chegaram aqui sem nem falar direito e hoje são as mais faladeiras. Acompanhar todo esse processo é muito gratificante e prazeroso”, conta Luciana.

A dança funciona também como uma atividade social, sugerindo inúmeras maneiras de se relacionar com outras pessoas, como é o caso de Maria Aparecida da Silva, de 36 anos, que frequenta as aulas desde o início.

“Aguardo ansiosa pela quinta-feira, é o meu dia preferido na semana por causa da oficina. Estava em depressão antes de entrar para a aula e hoje me sinto muito melhor, fiz várias amizades e me divirto muito com a nossa turma e a professora. A dança mudou a minha vida”, afirma Maria.

A atividade é realizada pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Quem quiser mais informações da oficina basta ir ao Cras Salgueiro que fica na Rua Rubens Doria, nº 1, Salgueiro.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content