Início > Meio Ambiente > Onça-parda é levada de São Gonçalo para Vargem Pequena

Onça-parda é levada de São Gonçalo para Vargem Pequena

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/04/2023

Junto ao felídeo, equipe da ASAS levou cachorro-do-mato resgatado pelo Gpam em Santa Luzia

Após quatro dias recebendo cuidados na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) de São Gonçalo, o filhote de onça-parda resgatado em Cambuci, pelo Comando de Polícia Ambiental, foi encaminhado na tarde desta terça-feira (18) para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) de Vargem Pequena, no Rio. A onça não foi sozinha. Junto ao felídeo, também foi encaminhado um cachorro-do-mato, aparentemente atropelado e resgatado pelo Gpam de São Gonçalo.

O encaminhamento da onça foi realizado pela equipe da Área de Soltura, após solicitação da gerência de fauna do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Enquanto esteve em São Gonçalo, a onça foi cuidada, passou por exames clínicos, laboratoriais e foi microchipada, demonstrando a capacidade e potencial da Área de Soltura de Animais Silvestres de São Gonçalo para atender aos mais diversos tipos de demandas relacionadas a animais de vida livre.

Também relativamente raro de se ver na cidade, o cachorro-do-mato resgatado próximo à Santa Luzia também será cuidado no CRAS de Vargem Pequena, que, assim como a ASAS de São Gonçalo, também têm cooperação técnica com a Universidade Estácio de Sá. A Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo (Semma) já identificou a ocorrência desta espécie em regiões de mata do município.

“Para quem achava que em São Gonçalo não havia fauna quase alguma, o trabalho na ASAS tem provado o contrário. São Gonçalo entra para o cenário nacional mostrando que possui equipamento e técnicos capazes de fazer manejo de fauna silvestre, por isso a importância da proteção das nossas áreas de floresta que são a casa dos bichos. É incrível podermos dar suporte a animais de vida livre e contribuir para o enriquecimento de nossa fauna local. Iremos acompanhar de perto o atendimento do filhote de onça parda e sua reintrodução ao habitat natural se possível, pois em nossa visão, o animal apresentou grande potencial de voltar à vida livre” disse o subsecretário de Meio Ambiente e biólogo, Glaucio Teixeira Brandão.

Para aumentar o atendimento de demandas de resgate aos animais silvestres, a ASAS aguarda avaliação do Instituto Estadual do Ambiente, referente ao projeto para que a área seja transformada em Centro de Referência de Animais Silvestres (CRAS).

Antes da partida para Vargem Pequena, funcionários da Asas se despediram do filhote de onça-parda.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content