Início > Saúde > Operação Saúde encerra atividades para motociclistas

Operação Saúde encerra atividades para motociclistas

Publicado em:  27/07/2022

Ação garantiu atendimentos e orientação sobre segurança no trânsito

A última ação em comemoração ao mês dos motoristas aconteceu nesta quarta-feira (27), na Rodovia BR-101, na base da Arteris, em Neves. Na data em que é celebrado o dia do motociclista, eles receberam orientação sobre respeito e segurança no trânsito, além de brindes e atendimento a quem passou pelo local. A ação aconteceu através de uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Arteris Fluminense e a Secretaria Municipal de Transportes.

O motociclista que passava pelo local era convidado a assistir a uma palestra sobre como evitar e se proteger de acidentes no trânsito, recebia atendimentos de saúde, como aferição de pressão, de glicose, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e de PSA – exame de sangue que pode mostrar se o homem está com alguma doença na próstata. As vacinas contra o coronavírus e a gripe também estavam disponíveis.

Além de todos esses atendimentos os motociclistas também recebiam massagens nos pés, sendo orientados sobre como deveriam cuidar para que não acontecessem lesões e o tipo de calçado correto para usar. Os pilotos também ganharam uma limpeza do capacete, houve distribuição de antena, de adesivos refletores e uma gincana foi realizada para mostrar as consequências de dirigir alcoolizado.

O secretário de Transportes, Fabio Lemos, quer levar informação aos pilotos de uma forma mais leve.

“Nossa intenção com essa parceria é mostrar aos motociclistas a importância de estar muito atento ao trânsito para evitar acidentes. 95% dos acidentes de trânsito com motociclistas, na BR-101, são causados por imprudência do piloto. É essa a conscientização que queremos fazer. E, claro, proporcionar para eles a oportunidade de cuidar da saúde e receber alguns itens para a moto que vão ajudar no trânsito”, disse.

A coordenadora do Neps, Aline Serra, explicou que esse tipo de evento é importante para orientar aos motociclistas sobre os cuidados com a saúde.

“O objetivo é levar saúde e orientação para aqueles que não sabem onde procurar ajuda. Aqui, eles aprendem como devem proceder para não ter lesões nos pés, principalmente quem trabalha muitas horas com a moto. É uma parceria que dá muito certo e conseguimos proporcionar esse atendimento com qualidade”, disse.

Foto: Renan Otto